Lula tem recepção calorosa no Recife

O ex-presidente Lula vai cumprir agenda na capital pernambucana até o próximo sábado (26)

por Giselly Santos qui, 24/08/2017 - 17:28
Dilvugação/Assessoria Humberto Costa Dilvugação/Assessoria Humberto Costa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou há pouco no Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo, para cumprir a primeira agenda oficial da caravana "Lula pelo Brasil" em Pernambuco. Ele chegou de ônibus ao local acompanhado de aliados como a o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Veras, o líder o MST, Jayme Amorim e o senador Humberto Costa. Cotada para disputar o governo estadual pelo PT, vereadora Marilia Arraes desceu do veículo lado a lado com o petista.

O equipamento foi um dos escolhidos para integrar a agenda de Lula por expressar a vida do sertanejo. Quando presidente Lula destinou verbas federais para a construção do local.

Pouco antes dele chegar, houve um embate entre um grupo de cinco pessoas do MBL que se manifestavam quase em frente ao local e um grupo de militantes petistas. Com os ânimos alterados e gritando palavras de ordem, a polícia precisou intervir para conter os grupos.

Dezenas de militantes aguardavam a chegada do ex-presidente em frente ao Museu. A aposentada Maria Ofélia, de 82 anos, afirmou que veio prestar solidariedade a Lula. "Se eu não fizer isso não tenho paz", frisou. Indagada sobre como avaliava a conjuntura política atual em que o petista está inserido, condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro." Tenho esperança que isso mude. Mataram Jesus, Chico Mendes e Doroti por ficarem ao lado dos pobres. Lula e Dilma também estiveram sempre ao lado dos menos favorecidos. Acredito que ele vai reverter isso", observou.

O petista permanece em estado até o próximo sábado (26). Nesta sexta-feira (25), ele participa de um ato, às 10h, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com sindicatos da indústria petroleira e naval. Já à tarde, ele estará no Pátio do Carmo, no Centro da capital pernambucana, para um evento que reunirá além de membros do PT, centrais sindicais e movimentos que compõem a Frente Brasil Popular.

Já no sábado, às 10h o ex-presidente visitará a comunidade de Brasília Teimosa, na Zona Sul.  

Entre uma agenda oficial e outra, Lula vai conversar com políticos pernambucanos para traçar estratégias visando a disputa eleitoral em 2018. Mesmo condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato, o petista tem se colocado como candidato a presidente no próximo pleito.

COMENTÁRIOS dos leitores