Ivan Moraes quer voto de aplauso para a Marcha da Maconha

O vereador do Recife pediu por um debate “livre e sem censura” sobre o tema na próxima semana

por Taciana Carvalho ter, 15/05/2018 - 19:42
Reprodução/facebook Reprodução/facebook

O vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) apresentou, na Câmara Municipal do Recife, um voto de aplauso à 11ª Marcha da Maconha, que acontece no próximo sábado (19), com saída marcada para acontecer às 16h20. A concentração será na Praça Oswaldo Cruz, na área central da capital pernambucana. 

No entanto, o vereador Fred Ferreira (PSC) pediu vista à proposta que voltará a ser debatido na próxima semana. Ivan lamentou o ocorrido. “A marcha já chega a ter 11 anos, mas infelizmente o requerimento que daria o voto de aplauso foi retirado, através do regimento, pelo vereador Fred Ferreira, a quem cito para quem possa inclusive debater porque eu acho que o debate não pode ser censurado nesta Casa”, declarou em pronunciamento no plenário. O psolista ainda disse esperar que a discussão possa voltar ao debate na próxima semana de forma “livre e sem censura”. 

Uma cidadã que acompanha a sessão chegou a se levantar da galeria e opinar afirmando que era necessário deixar a “ignorância de lado”. “Só se sai da ignorância com discussão, presidente, superar a ignorância. A Cannabis é uma planta que tem poder medicinal e vocês precisam saber, principalmente o vereador aí que precisa se se inteirar e ler mais”, disparou em referência a Fred Ferreira. 

Outro defensor da legalização da maconha para fins terapêuticos é o ex-vereador Osmar Ricardo. “Algumas pessoas têm epilepsia especial, que sente dores, e a Cannabis tem uma substância que acalma, que tira a dor, então isso é importante, inclusive, tem gente aqui no estado de Pernambuco que já ganhou o direito de plantar a maconha em sua casa para uso medicinal, que tem todo uma preparação de cuidado. É uma coisa polêmica, mas importante para quem precisa dela”, chegou a dizer em entrevista ao LeiaJá.

No convite da 11ª Marcha da Maconha, no facebook, é destacado a importância da legalização. "O problema não está nas drogas e sim nessa política proibicionista e seus tentáculos políticos que encarcera e mata cada vez mais". Os organizadores ainda afirmam a necessidade de "uma reforma na política das drogas, bem como  desencarceramento das pessoas atingidas pelo modelo proibicionista que atinge ainda mais as mulheres negras e pobres e pelo fim do genocídio do povo negro".

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores