Lula lidera pesquisa,mas Haddad precisa conquistar eleitor

Quando se indaga sobre uma eventual indicação do ex-presidente a Fernando Haddad, apenas 18% votariam com certeza no ex-prefeito de São Paulo

por Giselly Santos seg, 27/08/2018 - 12:36
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Lula pode não ser candidato por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo consolidado como líder nas pesquisas de intenções de votos, mesmo estando preso e com o registro de candidatura sob a possibilidade de ser barrado pela Justiça Eleitoral. Um novo levantamento encomendado pelo BTG Pactual e divulgado nesta segunda-feira (27), aponta com Lula tem 35% da preferência dos brasileiros entrevistados.  

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) vem em segundo lugar com 22% e Marina Silva em terceiro com 9%. O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), registra 6% das intenções, Ciro Gomes (PDT) 5% e João Amoêdo (Novo) 4%. Os dados apontam ainda o senador Álvaro Dias (Pode) com 2% da preferência e Guilherme Boulos (PSOL) e Henrique Meirelles (MDB), com 1% cada. 

A amostra também aferiu um cenário com Lula sendo substituído por Fernando Haddad (PT), atual vice na chapa do ex-presidente. Neste caso, Bolsonaro lidera com 24% das intenções, Marina cresce para 15% e Alckmin aparece com 9%. Já Ciro registra 8% e Haddad vem em quinto lugar com 5% da preferência. 

Segundo a pesquisa, com este quadro eleitoral, João Amoêdo mantém os 4%, Álvaro Dias vem com 3% e Cabo Daciolo (Patriota) pontua 1%. Boulos e Meirelles permanecem com 1% das intenções. 

Transferência de votos

Quando no cruzamento dos dados, o levantamento encomendado pelo BTG vê quem é mais beneficiado com a ausência de Lula na corrida presidencial, Marina receberia 17% dos votos destinados a Lula enquanto Haddad 12%. 

Quando a pergunta foi 'E se o ex-presidente Lula não puder ser candidato e apoiar Fernando Haddad como candidato a presidente do Brasil?', 18% votariam com certeza no ex-prefeito de São Paulo, 13% poderiam votar nele por indicação de Lula e 64% não votariam de jeito nenhum em Haddad.

O levantamento, registrado do Tribunal Superior Eleitoral, entrevistou 2.000 eleitores por telefone nos dias 25 e 26 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. 

COMENTÁRIOS dos leitores