50% dos eleitores preferem salário mais alto como autônomo

Levantamento foi realizado nos dias 18 e 19 de setembro e ouviu 8.601 eleitores em 323 municípios

por Nataly Simões qui, 20/09/2018 - 17:19

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da TV Globo e do jornal Folha de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (20), mostrou que 50% dos eleitores brasileiros preferem receber um salário mais alto como autônomo, sem benefícios e com impostos mais baixos. Enquanto 43% afirmam ser mais importante ter a carteira de trabalho assinada e com benefícios, mesmo que tenham que pagar impostos mais altos. Os 7% restantes não souberam responder.

De acordo com o Datafolha, na análise por grau de instrução e por renda familiar, nota-se que a preferência por ser autônomo cresce conforme aumenta a escolaridade e a renda mensal do entrevistado.

O índice de preferência por ser autônomo é mais alto entre os que já são autônomos (69%), entre os profissionais liberais (73%) e entre os empresários (74%). Já a taxa entre os que preferem ser CLT é maior entre os que são assalariados registrados (55%) e entre os desempregados que estão em busca de emprego (53%).

O Instituto ouviu 8.601 eleitores em 323 municípios, entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

COMENTÁRIOS dos leitores