Cientistas criam plantas que podem substituir lâmpadas

Ideia é fazer uma planta emanar luz suficiente para clarear um ambiente de trabalho ou até mesmo uma rua inteira

por Nathália Guimarães seg, 18/12/2017 - 11:21
Divulgação/MIT Pesquisadores do MIT criaram plantas que brilham Divulgação/MIT

As estradas do futuro podem ser iluminadas por árvores brilhantes em vez de faróis. Isso porque pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos EUA, criaram plantas que brilham, uma inovação que eles esperam que possa ser usada no futuro para substituir lâmpadas usadas em postes de rua.

Em um artigo recentemente publicado na revista Nano Letters, os pesquisadores detalham como incorporaram nanopartículas que usam a energia armazenada pela fotossíntese nas plantas para transformá-la em luz. Para a criação, os pesquisadores usaram a luciferase, a mesma enzima que dá aos vagalumes seu brilho natural.

Ao incorporar as partículas em uma muda de agrião, conseguiram que a planta oferecesse uma luz fraca por quatro horas. A esperança é que, com mais pesquisas, os cientistas consigam fazer um vegetal emanar luz suficiente para clarear um ambiente de trabalho ou até mesmo uma rua inteira.

O professor de engenharia química no MIT e autor principal do estudo, Michael Strano, disse que o objetivo é criar uma planta que funciona como uma lâmpada de mesa. "A luz é finalmente alimentada pelo metabolismo energético da própria planta", informou.

LeiaJá também

--> Xícara inteligente mantém café quente por horas

COMENTÁRIOS dos leitores