Capoeira se torna patrimônio cultural e imaterial de PE

O Projeto de Lei foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) na tarde da última quarta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas

por Lara Tôrres qui, 01/11/2018 - 10:03
Gabriel Copino O governador recebeu mestres e contramestres de capoeira no Palácio do Campo das Princesas Gabriel Copino

Na tarde de quarta-feira (31), a Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas. Na solenidade de assinatura do Projeto de Lei, estiveram presentes o deputado estadual Zé Maurício (PP), autor do PL, o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), os mestres e contra-mestres de capoeira Coca Cola, Galvão, Peu, Macarrão, Dedê, Chê, Melodia e Toupeira e do professor Cajueiro, entre outros.

A Capoeira foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial do Brasil no ano de 2008 e pouco depois, em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O PL foi elaborado em parceria com o Professor e Doutor, Henrique Kohl, chefe do Departamento de Educação Física da UFPE, Contramestre de Capoeira, que elaborou um estudo técnico-científico para embasar a lei. “Estamos vivendo um marco. Consagramos com o viés legal uma demanda historicamente acumulada de reconhecimento a nível identitário local", afirmou Kohl.

O governador Paulo Câmara destacou o potencial da Capoeira e de outros esportes de manter os jovens em bons caminhos. “É uma atividade que traz o bem. Queremos os jovens fazendo capoeira e livre de coisas ruins. Esse é um instrumento que protege a memória da nossa cultura. Conversei com o presidente da casa legislativa e o deputado Zé Maurício, fiz questão de sancionar a lei”, afirmou ele.

LeiaJá também

--> 'Capoeira gospel' gera debates sobre apropriação cultural

COMENTÁRIOS dos leitores