Ala defende que PT-PE 'saia do isolamento' e firme aliança

Investida de grupo que apoia a reaproximação do PT ao PSB, liderado pelo vice-presidente estadual Oscar Barreto, foi registrada em um documento entregue ao Grupo de Tática Eleitoral (GTE) nacional

por Giselly Santos sex, 04/05/2018 - 09:01
LeiaJáImagens/Arquivo Oscar Barreto é favorável ao retorno da aliança entre PT e PSB LeiaJáImagens/Arquivo

A pouco menos de dez dias para o encontro que deve definir se o PT marchará com o PSB nas eleições ou apresentará uma candidatura própria ao Governo de Pernambuco, a divisão entre as lideranças do partido sobre o assunto se tornou ainda mais visível. Durante uma reunião que aconteceu entre o Grupo de Tática Eleitoral (GTE) nacional e membros da legenda no estado, nessa quinta-feira (3), uma ala petista apresentou um documento defendendo o apoio a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). 

A carta apresentada aos dirigentes - que conta com a assinatura, dentre outras, do vice-presidente estadual Oscar Barreto - alerta para a necessidade do PT “sair do isolamento” e pondera que a legenda não conseguiu “atrair nenhum partido político e nossas chapas proporcionais se mostram bastante enfraquecidas”.

“A busca de alianças que potencializem as nossas lutas é tarefa de todos nós. Aqui em Pernambuco não é e não pode ser diferente”, diz o documento. “Hoje no governo do estado estão o PSB, o PDT e o PCdoB e concretamente abre-se a oportunidade do PT vir a se incorporar a essa Frente, de retomar o protagonismo e a possibilidade de apresentarmos nossas propostas de melhorias das condições de vida do nosso povo”, completa a carta. 

Para o grupo, o PT precisa “fazer política olhando para frente”. Nos bastidores, afirma-se que esta ala petista já articulou a vaga do partido na majoritária da Frente Popular de Pernambuco: a reeleição do senador Humberto Costa (PT). Os líderes petistas que defendem a candidatura própria, com a apresentação do nome da vereadora do Recife Marília Arraes ao pleito, minimizaram o que pede o documento.

Outras investidas da ala do PT que busca a aliança com o PSB, entretanto, devem vir à tona até o próximo dia 12. Nesta sexta-feira (4), inclusive, está previsto um encontro entre Paulo Câmara e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. O paulista já chegou a sinalizar o apoio a reaproximação entre os partidos

COMENTÁRIOS dos leitores