Projeto que estimula a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade lança campanha de financiamento público

por Elaine Ventura | qui, 04/06/2015 - 13:10
Compartilhar:

A fotografia como instrumento de transformação social de jovens em situação de vulnerabilidade. Olhares da Rua - Do Estigma à Estima é um projeto que pretende mostrar como a fotografia e audiovisual podem servir como ferramenta de inclusão social social. De acordo com a idealizadora do projeto, a antropóloga e documentarista Giselle Oliveira, o documentário promete estimular o processo criativo de crianças e adolescentes. Para ela, “Erradicar a pobreza é o desafio dessa geração. Este filme tem o objetivo de capacitar crianças em contextos de pobreza urbana, e inspirá-los a acreditar que são capazes de construir um presente e um futuro”.

Os jovens participarão de oficinas fotográficas e audiovisuais, onde terão a oportunidade de refletir sobre o contexto social no qual estão inseridos, além de contar suas histórias pessoais. Uma das etapas do projeto será a montagem de uma exposição internacional com o material registrado pelos alunos das oficinas. 

Além de Giselle, a equipe é composta pelo jornalista Daniel Marinho, a fotógrafa Juana Carvalho e antropóloga italiana Sara Cella. Juntos, eles pretendem levar esta iniciativa para diversas localidades, coletando histórias enquanto ensinam fotografia e produção de vídeo em comunidades em contexto de vulnerabilidade social.  

Para dar andamento à ação, a equipe do projeto Olhares da Rua - Do Estigma à Estima lança uma campanha pública para conquistar financiamento colaborativo, através da plataforma Indiegogo. As pessoas interessadas em contribuir com a iniciativa podem entrar em contato com o grupo através do email info.eyesofthestreet@gmail.com,  da página no facebook.com/eyesofthestreet, ou através do website.

As gravações e oficinas devem começar no mês de agosto. Inicialmente, o projeto irá atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, na comunidade do Arruda. Já a exibição do documentário tem previsão de estreia na capital pernambucana em 2016. E segundo a organização do projeto deve chegar a Londres e festivais internacionais.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando