Um freguês cada vez mais exigente

A história dá uma larga vantagem para o Brasil diante de um Chile cada vez mais qualificado

por Luiz Mendes | sab, 28/06/2014 - 10:47
Compartilhar:

 

O Brasil enfrenta neste sábado (28) um antigo adversário em Copas do Mundo que nunca costumou dar trabalho nos confrontos pelo mundial. Porém, em 2014, muitos consideram esta geração de jogadores chilenos uma das mais fortes de todos os tempo. Quando subirem ao gramado do Mineirão, as 13h, a seleção brasileira terá o tabu ao seu favor, enquanto o Chile tentará entrar para a história e estragar a festa dos anfitriões.

Em toda as história foram 68 confrontos entre as duas equipes, com uma larga vantagem para os brasileiros. Em 48 oportunidades o Brasil saiu vencedor das partidas. Houve 13 empates e Chile venceu apenas sete vezes. Se amostragem for reduzida apenas para Copas do Mundo, a supremacia brasileira aumenta. A seleção verde e amarela venceu todos os três jogos que fizeram contra os andinos. Por coincidência todas as partidas foram em fase eliminatórias.

Em 1962, o time comandado por Garrincha estragou a festa dos, então, donos da casa com uma vitória por 4x2. Em 1998, os brasileiros aplicaram outra goleada, desta vez por 4x1. O último encontro em mundiais foi em 2010 com outro placar elástico: 3x0.

Para aumentar a vantagem estatística, o Brasil nunca perdeu para o Chile jogando em seu território. Mas números não entram em campo e próprio técnico Luiz Felipe Scolari faz questão de lembrar. O treinador brasileiro há muito tempo elogia o futebol andino, que segundo ele avançou muito desde que Jorge Sampaoli assumiu o time. Por diversas vezes, inclusive antes do início da Copa, Felipão assumia que não gostaria de enfrentar o chilenos nas fases eliminatórias.

As palavras do comandante brasileiro mostram o tamanho do seu respeito pelo adversário. “Desde a chegada de Sampaoli a equipe deles tem uma performance melhor. Os jogadores foram adaptados aos sistema que ele achou melhor. Hoje eles estão em um patamar muito maior que antes”.

A condolência é recíproca, pois Sampaoli faz questão de enaltecer as qualidades do time brasileiro. “O Brasil com certeza tem um dos melhores meio campos do mundo, Neymar está jogando muito e é um grande diferencial”,

Amenidades a parte, o chilenos querem entrar para história do futebol mundial e estragar a festa dos brasileiros em pleno Mineirão. “Eles ganharam cinco mundiais e eu respeito muito isso. Ganhar do Brasil é muito difícil estatisticamente para qualquer seleção. Estamos aqui para mudar a história com valentia e convicção”.

Seja qual for o resultado, o vencedor do jogo deste sábado terá outra equipe sul-americana pela frente. Avançado de fase, Brasil ou Chile enfrentarão Uruguai ou Colômbia nas quartas de final.

FICHA DO JOGO

BRASIL

Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luís Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

CHILE

Bravo; Medel, Silva e Jara; Isla, Aránguiz, Díaz e Mena; Vargas, Vidal e Sanchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Arbitragem: Howard Webb (ING)

Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)

Local: Mineirão (Belo Horizinte-MG)

Horário: 17h

 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando