Você já pensou em os vestibulares serem feitos no mesmo dia?

Proposta de lei pretende estabelecer a norma para as seleções de universidades públicas federais

por Nathan Santos | qua, 02/05/2012 - 14:42
Compartilhar:
Foto: Divulgação

Imagine a realização de todos os vestibulares de universidades públicas federais em uma única data. Essa é a intenção do Projeto de Lei 3012/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e a data deverá ser definida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o deputado acredita que a lei pode corrigir um problema. Para o político, o sistema brasileiro de ensino superior privilegia estudantes com renda familiar maior, porque eles podem pagar despesas de locomoção e hospedagem em diferentes municípios. "A tendência será que os estudantes se candidarem para a instituição mais próxima do seu domicílio, pois contarão com apenas uma data para a realização do exame em universidade pública”, entende Ribeiro, de acordo com a agência.

Segundo o deputado, a unificação das datas deverá evitar o monopólio do acesso à educação de ensino superior público por grandes centros de ensino médio nacional, bem como redes nacionais de cursinhos. A proposta será analisada de maneira conclusiva pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Hoje em dia, cada universidade define os dias de seus vestibulares, e isso geralmente ocorre em data diferente da do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando