Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Sofrer faz parte

por Luiz Mendes | seg, 30/06/2014 - 11:05
Compartilhar:

O drama, as lágrimas, as mãos gélidas e trêmulas. Já não restam unhas O roteiro não está definido, mas o desenrolar da trama é sempre o mesmo. Tensão.

Isso faz o futebol ser ao mesmo tempo uma tragédia grega e um mambo caribenho. No mesmo instante. Na mesma partida. 

Adoramos disputa de pênaltis durante a Copa, desde que o nosso time não esteja envolvido. Quando é inevitável que ele esteja lá, choramos. Antes e depois de cada chute, seja ele estufado nas redes ou rebatido por um terrível goleiro sem alma nem coração.

Por mais que saibamos que vai ser difícil, que os nervos estarão explodindo pelos poros, não tiramos o nosso olhar de dentro do campo. E quantas vezes isso repetiu. Naquelas inesgotáveis cobranças de pênalti da Copa de 1994. Obrigado, Roberto Baggio. Nas penalidades da semifinal de 1998. Vida longa, Taffarel. Na partida que antecedeu a final de 2002. Santo bico da chuteira de Ronaldo. E esse ano devemos fazer reverência às traves do estádio do Mineirão.

Nesta Copa imprevisível, só temos duas certezas pela frente. A primeira é a ótima equipe colombiana em nosso caminho. A segunda é que iremos sofrer.

3 dentro

- James Rodríguez. Um camisa 10 à moda antiga. Os colombianos têm algo raro e muito procurado no futebol atual. É o jogador que mais leva preocupação para Felipão e sua comissão técnica para o próximo jogo, em Fortaleza. O gol de Rodríguez na vitória contra o Uruguai, no Maracanã, já está na antologia das Copas.

- Ochoa. A não ser que outro arqueiro assombre o mundo com defesas mirabolantes, o título de melhor goleiro do mundial é do mexicano que parou o Brasil e segurou até onde pode os holandeses.

- Costa Rica. A maior zebra de 2014 está conquistando a torcida brasileira. Um time que já deixou Inglaterra, Itália e Uruguai para traz, pode ainda aprontar nesta Copa. Desta vez para cima da temida Holanda.

3 fora

-Seleção Brasileira. Jogar com o coração na linguagem do futebol determina um time que joga com raça. O Brasil joga com o coração, mas com ele mole. A fragilidade emocional da equipe está escancarada desde a partida de estreia com choro na hora do hino e agora chegou à níveis extremos na disputa de pênaltis contra o Chile. Todo o sentimentalismo mostra um time comprometido e sem cabeça para enfrentar possíveis frustrações.

- Torcida Brasileira. Me refiro aos que estão presentes durante os jogos do Brasil nesse mundial. Além de monótona e sem criatividade, ganha o título de mais mal educada. Dilma e o Chile foram vítimas da falta de modos dos que vestiam verde e amarelo nas arquibancadas.

 - Conspiradores brasileiros. Esses são os mais chatos da Copa. Acreditam em Papai Noel, Mula Sem Cabeça, Saci Pererê e na compra da Copa do Mundo pelo governo brasileiro. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando