Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Retcons

Diego Rocha, | qua, 20/05/2015 - 08:37
Compartilhar:

O normal quando se conta uma história é uma linha narrativa progressiva (a história vai avançando com o tempo e os fatos vão se desenrolando). Com isso o leitor (ou o "jogador" ou o "expectador") vai andando junto com seus personagens de modo tradicional.

Entretanto, a transgressão no fluxo do tempo é sempre um elemento interessante numa história, pois ele quebra essa expectativa do "normal", trazendo uma instabilidade e obrigando esse leitor/jogador/expectador a refazer as conexões sobre o andamento e colocando as coisas em seus lugares. Principalmente interessante é colocar essa mudança do tempo nas mãos do jogador:

Mas não é exatamente desse tipo de mudanças no tempo que estamos falando. Especialmente hoje estamos tratando de um fato muito comum quando se trabalha com um personagem ou com um universo por um longo tempo... quando suas histórias são contadas em diferentes episódios e sucessivamente elementos se desdobram ou são inseridos.

O que ocorre nesses casos é que muitas vezes são necessários "ajustes" quando o desenrolar da trama faz com que alguns elementos não façam sentido entre si... pois certas vezes os escritores e roteiristas que se sucedem à frente de determinado personagem o tratam de forma diferente (ou simplesmente discordam do que seu antecessor fez). Quando isso acontece, muitas vezes se conta ou se "reconta" a história do passado.

Esse tipo de história é chamada de "retcon", do inglês "retroactive continuity" (ou "continuidade retroativa") que significa exatamente isso: reconstruir a continuidade dos fatos de uma história.

Vejamos alguns exemplos:

1) A primeira morte de Jean Grey

Incerto se foi tudo friamente calculado ou se foi um retcon motivado pela insatisfação dos fãs frente à morte da personagem, o fato é que a primeira morte de Jean Grey foi corrigida pouco tempo depois do ocorrido.

Caindo na Terra em uma cápsula espacial, Jean se sacrificou usando sua telecinese para manter a estrutura da cápsula e se expondo á radiação cósmica. Ela cairia no rio Hudson já morta, não fosse a interferência da força cósmica da Fênix, que usou seu corpo como hospedeiro.

Tempo depois, consumida pelo poder extremo da entidade e manipulada pelo Mestre Mental, Jean se tornou a Fênix Negra e passou a usar seu poder descomunal para a destruição. Após um combate com a elite de guerreiros do Império Shiar, Jean se permite matar, mas em uma história "retificadora" é explicado que a verdadeira Jean estava esse tempo todo no fundo do rio Hudson, envolta num casulo de energia criado pela Fênix, enquanto a Fênix vivia e convivia com todos usando um corpo que criou copiado da Jean...

Caso pensado ou retificação de história?

2) X-Men: Days of Future Past

Nos quadrinhos a história se passa dentro do fluxo natural do tempo, onde repentinamente uma personagem (Kitty Pryde) é possuída pela consciência dela mesma, vinda de décadas no futuro com a tentativa de alterar o passado e impedir que o futuro de onde ela vinha acontecesse. Algo bem "Exterminador do Futuro".

No filme, temos um jogo mais complexo de cronologias... Temos o tempo "presente" que havia sido apresentado pelos filmes da trilogia original e pelos filmes do Wolverine (Origins e Imortal), temos o tempo "passado" apresentado pelo filme First Class e temos o tempo "futuro" apresentado pelo próprio Days of Future Past. Então o que o enredo do filme se presta a fazer acaba se tornando uma dupla função.

Se por um lado a história mostra a consciência de um Wolverine que assume controle do seu corpo décadas no passado para mudar eventos que possam levar à situação terrível vivida pelos mutantes. Mas a outra função é a se tornar um retcon GIGANTE... no sentido em que abre uma mudança do passado grande o suficiente para que todos os eventos da trilogia original sejam recontados, permitindo aos roteiristas apagar o que ocorreu na trilogia original, apagando eventos que foram questionados pelos fãs.

E se você estiver se perguntando, aquela imagem lá em cima é de uma das cenas mais famosas da DC Comics: A Crise nas Infinitas Terras.

Utilizando a prerrogativa de que o plano de existência se divide em inúmeras realidades paralelas, o universo da DC às vezes se mostra instável, as realidades colidindo e ameaçando a própria existência... essas "crises" acabam ocasionando o surgimento de um universo mesclado de realidades diferentes. Ou seja: o UNIVERSO DC inteiro passa por retcons sucessivos, pois de cada novo surgimento novo, as histórias e a configuração de tudo acaba sendo reescrita.

Eu diria que são os maiores retcons da história!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando