Estudo mostra que 35% dos brasileiros são 'escravos do tempo'

por Nathan Santos | seg, 02/12/2013 - 15:50
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Foto: Renato Araújo/ABr Esta é a primeira vez que o estudo analisa como o público faz uso e se relaciona com o tempo

Levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência mostra que 35% dos brasileiros se sentem escravos do tempo. Os pesquisados afirmam que gostariam que o dia tivesse mais de 24 horas e que adquiriam mais horas para seus dias. Esta é a primeira vez que o estudo analisa como o público faz uso e se relaciona com o tempo.

A pesquisa é feita a partir de uma visão quantitativa e qualitativa, por meio de um tema que interfere em todas as dimensões do cotidiano humano. "Com base na intimidade que temos com o comportamento dos brasileiros, queremos ajudar nossos clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus consumidores, cidadãos e sociedade em geral, e essa pesquisa sobre o tempo é uma das nossas iniciativas nesse sentido", explica a diretora executiva de negócios do IBOPE Inteligência, Silvia Cervellini, conforme informações da assessoria de comunicação do levantamento.

Foram propostas, por meio de um painel online, dez situações do dia a dia para que os internautas brasileiros realizassem escolhas entre diferentes experiências. Algumas delas foram atendimento humano ou eletrônico, ambiente, experimentação de produto, aconselhamento e marca reconhecida. Os tempos gastos em casa situação foram informados.

O estudo constatou que existe uma necessidade de que tudo e todos estejam disponíveis em um sistema 24X7, e de forma simultânea. Aquilo que é lento ou atrasado, representando espera, está em desacordo com o tempo pós-moderno.

Apesar de toda a constatação da necessidade por atividades rápidas, o levantamento também deixou claro que o brasileiro não quer necessariamente que todas as ações possuam um caráter instantâneo. Isso quer dizer que quanto melhor a experiência, mais prolongada deve ser.

O estudo - O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE. A instituição procura contribuir em prol da compreensão e conhecimento adequados da sociedade e dos mercados. 

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