Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Coisas de Copa

Luiz Mendes, | seg, 16/06/2014 - 10:59
Compartilhar:

É difícil reconhecer, mas a Fifa tinha razão. A Copa do Mundo é uma experiência diferente de tudo que o Brasil já viveu. Desde e o início do mundial estive Salvador, Recife e Fortaleza, três cidades nordestinas que recebem o mundial e em cada uma delas uma torcida me cativou.

Na Bahia foi incrível ver o Pelourinho pintado de laranja pelos holandeses, isso bem antes da magistral apresentação de Robben na Fonte Nova. Surreal foi desembarcar no Recife é ver a cidade apinhada de gente de olhos puxados e camisas azuis pelas ruas, distribuindo gentileza e simpatia por onde passavam. Em Fortaleza, onde estou no momento, a orla da cidade foi transformada em uma embaixada mexicana, com direito a salsa, tequila e mariachis.

E cada um aproveita como pode. Tem quem se misture aos gringos e entre na onda deles, tem aqueles que provocam de forma sadia os adversários. Ontem um carro parou em frente ao hotel onde está hospedada a seleção mexicana e o som começou a tocar o hino do Brasil, que foi dançado como uma valsa por gente de várias nacionalidades na calçada em frente.

Esse clima de euforia é bom. É válido. Mas a Copa vai passar e algumas lições vão ser tiradas. O que está dando certo e funcionando nestes dias, terá que ter uma continuidade. A cobrança vai ser maior daqueles que desfrutam do atual momento do país.

3 dentro

- Michael Schumacher. O heptacampeão de Fórmula 1 mais uma vez assombra o mundo. Depois de seis meses em coma, devido a um acidente de esqui, Schumi recuperou a consciência. Essa é a maior vitória da carreira do alemão.

- Hulk. Se o futebol dele na seleção ainda está deixando a desejar, em seus posicionamentos o atacante tem se saído muito. Ele quer se mostrar como jogador que é e não como um nordestino engraçado ou um símbolo sexual.

- Robben. Até o momento o jogador que mais impressionou na Copa. A categoria e velocidade do camisa 11 da seleção holandesa espanta quem não esperava muito dele e do seu time neste mundial.

3 fora

- Seleção brasileira. O time comandado por Felipão vive um bom momento e tem o carinho do público. Desnecessário fugir do contato do povo e entrar no hotel escondido, como fez ao chegar na capital cearense.

- Arbitragem. Uma coisa que não está no mesmo nível dos ótimos jogos desta Copa são os juízes. É um grave problema a atuação dos árbitros, que até aqui não interferiram ainda nos resultado das partidas.

- Argentinos. Quem foi ao Maracanã ver a estréia dos hermanos na Copa se surpreendeu com a torcida azul e branca. Além de incentivar a todo momento a sua seleção, os Argentinos faziam cânticos ofensivos aos brasileiros, além de respeitaram os assentos numerados e urinarem nas áreas comuns  do estádio. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando