Governo do Estado anuncia Convocatória para Carnaval 2012

Propostas podem ser entregues a partir desta quarta-feira no Centro de Convenções

por Felipe Mendes | qua, 18/01/2012 - 00:25
Compartilhar:

 

Foto: Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Marcelo Canuto, Severino Pessoa e Fernando Duarte Marcelo Canuto, Severino Pessoa e Fernando Duarte

O governo de Pernambuco lançou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, a convocatória para grupos e artistas interessados em participar da grade do carnaval 2012. Neste ano, o orçamento do evento mantém o mesmo patamar do carnaval passado, totalizando R$ 20 milhões. A gestão do carnaval e a composição da comissão que escolherá as atrações serão colegiadas entre as secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil.

Os artistas deverão se inscrever em uma das quatro categorias: Atração Nacional, Atração Estadual, Cortejos Carnavalescos e Orquestras Itinerantes de Frevo. A presença dos cortejos e orquestras indica “uma preocupação central com a nossa tradição carnavalesca”, segundo o Secretário de Cultura Fernando Duarte.

A intenção com a convocatória pública é trazer mais transparência a todo o processo, que foi bastante tumultuado no ano passado, quando Turismo e Cultura “bateram cabeça”: após divulgação de edital pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) divulgou uma grade de programação alheia aos critérios estabelecidos pela primeira, o que provocou uma gritaria generalizada de artistas e produtores, além de mudanças na programação. “Este ano a Fundarpe está voltando a atuar na linha de frente do carnaval”, afirmou Severino Pessoa, presidente da Fundarpe.

“Ao se unir as secretarias, se racionaliza o tempo e o investimento”, disse Marcelo Canuto, secretário executivo da Casa Civil, à reportagem do LeiaJá, complementando que outras secretarias, como a de Saúde, também têm parte no esforço pela realização do carnaval. O secretário de Turismo, Alberto Feitosa, ressaltou ainda o impacto econômico da "maior festa do mundo" no Estado. “Ano passado o carnaval significou R$ 700 milhões de reais injetados na economia pernambucana”, afirma Feitosa.

Este ano, 22 cidades serão contempladas com a programação carnavalesca do governo do Estado, três a mais do que o ano passado. As cidades de Trindade, Surubim e Arcoverde foram incluídas no roteiro, do qual já faziam parte Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá, Vitória, Ipojuca, Catende, Tamandaré, Timbaúba, Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho, Bezerros, Pesqueira, Águas Belas, Petrolina, Belém do São Francisco, Triunfo e Salgueiro.

As especificidades de cada cidade serão levadas em consideração na construção da programação, feita em parceria com os municípios. Entre os critérios de seleção estão o mérito artístico e a identificação com o carnaval. O Governo do Estado reservará uma cota de 20% do total da programação para artistas e grupos convidados.

O recebimento das propostas começa nesta quarta-feira (18) e se estende até o dia 25 deste mês, em esquema de plantão, no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções, em Olinda. O edital da convocatória está disponível nos sites da Fundarpe e da Secretaria de Turismo.

Confira entrevista exclusiva com informações complementares do Secretário de Cultura, Fernando Duarte.

Mais informações: 81 3184-3110


| | | Link:
Compartilhar:
Carregando