Em plena programação intensa como é a do carnaval, com prévias, shows, ensaios e tantas outras atividades espalhadas pelos quatro cantos da cidade, é natural que uma das classes que mais trabalha durante esse período mereça a sua hora de descanso. É para isso que veio o Imprensa que Entra, prévia realizada pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjo-PE), que aconteceu nesta sexta-feira (27), no Cabanga Iate Clube.
Além da diversão, o quesito “solidariedade” também estava na pauta dos comunicadores, pois cada participante ficou responsável por levar 2 kg de alimentos não perecíveis, em uma ação que faz parte do Comitê da Ação Solidária, responsável por despachar todo o arrecadamento para regiões carentes do Estado. A parceria existe desde o Forró da Imprensa, festa anterior à prévia, e o retorno por parte dos profissionais é bastante positivo.
“No momento em que o profissional, que é aquele fiscal atento que denuncia as irregularidades, opta por incluir a solidariedade na sua agenda, a sociedade como um todo ganha, a partir de uma festa tão bonita, a princípio tão ingênua, mas que tem um ingrediente tão poderoso politicamente para melhorar o mundo”, comenta o coordenador do comitê em Pernambuco, Anselmo Monteiro.
Com a presença de um boneco gigante de Luiz Gonzaga, um dos homenageados desta edição do Carnaval do Recife, a abertura ficou por conta da Orquestra Universal, cantando para uma plateia ainda esvaziada. Por volta das 23h, a banda Victor Camarote subiu ao palco, agitando a velha e a nova guarda do jornalismo pernambucano com versões de famosas canções do "brega-cult". Em seguida, o cantor Almir Rouche subiu ao placo trazendo uma convidada especial, a “Ave de Prata”, Elba Ramalho. O cantor André Rio também fez uma pontinha no show da dupla.
“Eu fico agradecida ao Almir por ele ter confiado a minha presença aqui. E o resultado desse encontro maravilhoso só podia dar em frevo. A gente brinca, se diverte, é bom estar no palco juntos”, afirmou a paraibana, que revelou já estar nas “pontas dos cascos” para mais uma maratona carnavalesca.
“Tô muito preparada e já no pique, fiz muitos shows nesse mês de janeiro, e na segunda-feira, sigo para o Rio para ensaiar mais ainda e preparar meu repertório, que vai reunir algumas novidades, mas também os clássicos. A verdade é que a gente faz novos shows com velhas canções, é impossível você fazer um show e não cantar 'Vassourinhas', 'Voltei, Recife', o hino do Galo e tantos outros clássicos. Eles têm que estar sempre presentes”, completou Elba.
O show de encerramento foi de uma das contagiantes bandas de samba do Nordeste, a Patusco.
O baile - Em sua 4a edição, o Imprensa que Entra vai se consolidando como uma das principais prévias carnavalescas da cidade, e este ano teve a preocupação de não entrar em choque com nenhuma outra festa, para não comprometer a diversão. “A festa cresce e a responsabilidade aumenta, mas a sensação de dever cumprido é muito intensa. Foi uma festa que começou com apenas 200 jornalistas e radialistas, e hoje, estamos aí com mais de 2 mil profissionais envolvidos. O objetivo é esse, reunir a categoria, tirar uma vez no ano pra brincar, e também ajudar a quem precisa. Então, enquanto existirem esses dois pilares, o objetivo será cumprido”, concluiu um dos produtores do evento, Fernando Fagundes.