Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Datafolha aponta caminho mais tranquilo para Geraldo Julio

Edmar Lyra, | sex, 23/09/2016 - 11:08
Compartilhar:

O Datafolha divulgou ontem a terceira rodada de pesquisas para prefeito do Recife e apontou o crescimento de Geraldo Julio (PSB) de dois pontos em relação ao último levantamento, atingindo 38% das intenções de voto, João Paulo (PT) por sua vez caiu cinco pontos em relação ao último Datafolha e aparece com 29%, Daniel Coelho (PSDB) cresceu dentro da margem de erro e agora tem 13%, Priscila Krause (DEM) ficou com 3%, Edilson Silva (PSOL) atingiu 2%, os demais não pontuaram.

Com os números expostos, considerando os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, Geraldo teria 44%, João 34%, Daniel 15% e os demais 7%. Essa conjuntura leva a crer que João Paulo poderá seguir caindo em menor proporção, Daniel crescendo dentro da margem de erro e Geraldo neste mesmo sentido.

É possível que o próximo levantamento aumente a vantagem de Geraldo sobre João Paulo e suas chances de vencer no primeiro turno sejam ainda maiores, pois Daniel segue com 16 pontos de distância para João Paulo, podendo desidratar em prol de Geraldo Julio no dia da eleição, considerando que o eleitor de Daniel e de Priscila tende a querer matar o jogo no próximo dia 2 e acabe passando para o socialista na reta final.

Faltando nove dias para a eleição, Geraldo Julio está com plenas chances de liquidar a fatura no domingo porque nenhum dos seus adversários está demonstrando forte reação nas pesquisas e seu principal oponente começou a cair de forma mais consistente.

São Paulo - O Datafolha também divulgou pesquisa sobre a prefeitura de São Paulo, João Dória (PSDB) assumiu a liderança com 25%, seguido de Celso Russomanno (PRB) 22%, Marta Suplicy (PMDB) 20%, Fernando Haddad (PT) com 10% e Luiza Erundina (PSOL) pontuou 5%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Segundo turno - Pela tendência da eleição de São Paulo, Celso Russomanno (PRB), que começou liderando as pesquisas, deverá ficar novamente de fora do segundo turno como ocorreu em 2012, que tende a ser disputado entre João Dória (PSDB) e Marta Suplicy (PMDB). Neste cenário, Marta teria 42%, enquanto Dória atingiria 41%.

Rio de Janeiro - Já no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) segue liderando com folga, atingindo 31% das intenções de voto. Marcelo Freixo (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB), Pedro Paulo (PMDB) e Índio da Costa (PSDB) estão empatados tecnicamente e não se sabe quem será o adversário de Crivella no segundo turno, que vence com folga qualquer oponente de acordo com o levantamento.

Petrolina - O deputado Miguel Coelho (PSB) segue liderando com tranquilidade a disputa para prefeito de Petrolina. O Ibope apontou o socialista com 33% das intenções de voto, Odacy Amorim (PT) aparece com 23%, os demais seguem distantes, com destaque para Ednaldo Lima (PMDB), candidato do prefeito Julio Lóssio, que segue patinando nas pesquisas.

RÁPIDAS

Reação - As pesquisas para consumo interno do PSB apontam reação do candidato Heraldo Selva em Jaboatão dos Guararapes nos últimos dias. O comando crê piamente que ele estará no segundo turno contra Anderson Ferreira (PR).

Paulista - O prefeito Junior Matuto (PSB), mesmo não sendo uma sumidade de gestor, não tem adversários na cidade. Todo o meio político aposta alto na vitória dele no próximo dia 2.

Inocente quer saber - A vinda de Lula ajudou a tirar votos de João Paulo?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando