Páscoa e chocolate

por Felipe Mendes | ter, 03/04/2012 - 00:13
Compartilhar:

 

Que a Páscoa tem relação com a vida de Jesus Cristo, muita gente sabe. No entanto, quando a data é associada a ovos de páscoa, muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto. Afinal de contas, o que ovos e chocolate têm a ver com a Páscoa?

De acordo com Tânia Bastos, professora de gastronomia, o costume é bem antigo e remonta ao tempo do povo hebreu. Na Páscoa, as pessoas trocavam presentes. “Pelo fato da data simbolizar renascimento, as pessoas trocavam ovos de galinha, pintados e decorados, porque o ovo traz a vida”, conta a professora. Mas aí surge outra dúvida. O que o coelho, que não é galinha, tem a ver com a Páscoa? “O coelho, por ser um animal que se reproduz rapidamente, traz mais vida para a terra, relembrando assim o renascimento”, explica Tânia.

Por volta do século XVII, o chocolate era utilizado na Europa como uma bebida amarga, a que poucos da sociedade tinham acesso. “Era luxuoso consumir chocolate, apenas os nobres tinham acesso. Além disso, a bebida amarga dava vitalidade às pessoas”, relata a professora. O gosto amargo deu lugar a uma bebida mais agradável, após o incremento de novos ingredientes, como o açúcar.

No século XVIII, a industrialização trouxe à tona outro tipo de chocolate. Segundo Tânia, o chocolate começou a ser usado como barras sólidas, mais parecidas com os chocolates atuais. No mesmo período, os ovos artificiais começaram a ser fabricados com chocolate, o que virou uma tradição em todo o mundo.

Para a professora, além de toda a história que existe por traz da relação chocolate, ovos e Páscoa, o sabor da comida também foi fundamental e Tânia acredita que a iguaria não será substituída no período pascoal. “É um sabor único e gostoso. Eu não acredito que o chocolate será trocado por outro produto. O chocolate está dentro da gente”, destaca a especialista.


| | | Link:
Compartilhar:
Tags:
Carregando