Em 2017, o comércio eletrônico brasileiro sofreu uma tentativa de fraude a cada 5 segundos. É o que indica uma pesquisa realizada pela empresa Konduto, que levou em consideração mais de 40 milhões de processamentos.
O estudo ainda aponta que o índice de tentativas de golpes virtuais foi de 3,03% durante o ano, o que corresponde a uma transação fraudulenta a cada 33 processadas no comércio eletrônico. O volume bruto de tentativas de fraude foi de 6,09 milhões de compras, segundo o levantamento.
"As tentativas de fraude também não representam necessariamente fraudes efetivas, que causaram prejuízo ao lojista. A maioria destas tentativas são detectadas a tempo, antes do envio do produto e do lançamento da cobrança no cartão de crédito do cliente", informa a Konduto.
A pesquisa também indica quando atividade criminosa é mais intensa na internet brasileira. De acordo com o relatório, a maioria das tentativas de fraude ocorre entre às 18h e 23h59, e a quarta é o dia da semana que em que acontecem mais compras perigosas.
O estudo levou em consideração uma amostragem de cerca de 40 milhões de transações entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce nacional recebeu mais de 203 mil pedidos em 2017.
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