Cibelli Pinheiro

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Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

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As Mídias e Redes Sociais: Diferença e Influência

Cibelli Pinheiro, | ter, 24/09/2013 - 09:24
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Nos últimos anos o avanço da comunicação entre as pessoas ocorreu de forma assustadora, rápida e impactante, através dos inúmeros instrumentos tecnológicos que resultaram neste crescimento avassalador. Novas mídias e sites de relacionamentos foram criados com esta finalidade, de possibilitar uma comunicação mais abrangente (geográfica e numericamente) e promover uma maior acessibilidade. As novas mídias foram transformadas em mídias sociais e os sites de relacionamentos foram denominados redes sociais. Em 2005, nos EUA, o conceito de Nova Mídia passou em 2010 a ser denominado de Mídia Social; e os Sites de Relacionamentos foram transformados no ano de 2010 nas conhecidas Redes Sociais.

Qual a Diferença?

Para o especialista Telles (2010) as redes sociais são ambientes com foco em reunir pessoas e há interação entre seus membros, enquanto que as mídias sociais, por mais que permita uma interação social, seu foco é na criação colaborativa de conteúdo e compartilhamento de informações nos diversos formatos (textos, vídeos, fotos, etc), independentemente de gerar relacionamento. Portanto, as redes sociais estão inseridas nas mídias sociais. Podemos caracterizar como redes sociais o Facebook, Google Plus, MySpace, Linkedin, dentre outros, e como mídias sociais, o Twitter, Youtube, SlideShare, Flickr, e outras.

Qual a Influência?

Com a crescente promoção das mídias e redes sociais, acaba-se de vez com a centralização e controle das informações na empresa e fora dela, e inicia-se o processo de livre comunicação. Neste contexto, o que pode influenciar na construção (ou destruição) da sua marca pessoal e da própria organização será a maneira como compreende e lida com estes meios.

Em princípio, é importante entender que o pensamento por detrás da tecnologia é que fará com que os meios tenham vida. Como afirma Matos (2006):“…antes de ser instrumental, a comunicação é essencialmente humana e extremamente humanizadora”.

Se deseja, portanto, exercer influência através das mídias e redes sociais, deve aproveitar todas as oportunidades para compartilhar conhecimentos e práticas, trocar boas experiências, estimular o diálogo, divulgar informações de utilidade pública, enfim, estar presente nestes meios de uma forma colaborativa e educativa.

Deixo aqui um vídeo para nossa reflexão sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=7ae0tzVo8Fw

Nosso Convite

O convite desta semana é na verdade um desafio!

1) Avalie os meios tecnológicos que tem utilizado (mídias e redes sociais) e como tem utilizado.

2) Analise todo conteúdo postado, qual o percentual de conteúdo colaborativo e educativo.

3) Aproveite estes meios para cuidar e fortalecer a sua imagem pessoal e profissional.

Aproveito para compartilhar o conteúdo também no nosso blog: http://rprh.blogspot.pt/ 

 

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