Uma regra básica da publicidade é o que chamamos de "apelo"... mas diferente do que significa no senso comum, o apelo da publicidade não significa "baixar o nível", utilizar argumentos descabidos ou subverter as regras em nenhuma instância. Apelo significa "dirigir-se a", e se configura na forma como tentamos atingir o nosso público. Podemos apelar à sua racionalidade (utilizando argumentos concretos), às suas emoções (utilizando argumentos sentimentais) e assim por diante.
A questão se baseia em definir a forma como abordamos o público de acordo com a forma como queremos ser vistos. Devemos construir uma imagem de acordo com o que estamos oferecendo para sermos reconhecidos e ganharmos espaço no "coração" dos nossos clientes. Mas o que isso tem a ver com programas de TV?
Cada programa é um produto, e por isso serve a um propósito de entretenimento distinto... o diferencial desses produtos é o que gera o seu apelo e o que tende a ser evidenciado na sua divulgação. por exemplo:
Abordando disputas violentas pelo trono em ambiente medieval, esse é o tipo de imagem que representa o apelo da série Game of Thrones.
Por outro lado, da mesma HBO que criou Game of Thrones vemos chegar a sétima temporada de True Blood, uma série que ficou famosa por abordar o tema Vampiros de uma forma um pouco diferente... A história se passa nos dias atuais, no sul dos Estados Unidos, e mostra vampiros que se expõem publicamente quando uma bebida sintética (chamada True Blood) lhes permite "viver" sem consumir sangue humano.
Apesar de ter ficado famosa por misturar vampiros, lobisomens e outras criaturas sobrenaturais com pitadas de humor e doses violentas de sexo, a série recebe severas críticas de muitos fãs sobre perda de qualidade e o desvio do padrão inicial. Nesse cenário, como campanha de lançamento da nova temporada, foram lançadas como essa:
Com o título "True to the End", a campanha foca no final da série.
Outras peças da campanha utilizam frases como "dê uma última mordida", "o fim do conto de fadas" e "descanse em paz". O apelo dessa campanha parece ser a promessa do encerramento da série, não utilizando nenhuma das características do produto... apelando apenas para o sentimento de perda e do conforto pelo encerramento da história, uma vez que o produto em si já não parece atrair muito.
Mas na minha opinião, usar um "eu prometo que é a última" como forma de vender a série já é pura "apelação"! ;)
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