Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O apelo e os programas de TV

Diego Rocha, | qua, 25/06/2014 - 08:52
Compartilhar:

Uma regra básica da publicidade é o que chamamos de "apelo"... mas diferente do que significa no senso comum, o apelo da publicidade não significa "baixar o nível", utilizar argumentos descabidos ou subverter as regras em nenhuma instância. Apelo significa "dirigir-se a", e se configura na forma como tentamos atingir o nosso público. Podemos apelar à sua racionalidade (utilizando argumentos concretos), às suas emoções (utilizando argumentos sentimentais) e assim por diante.

A questão se baseia em definir a forma como abordamos o público de acordo com a forma como queremos ser vistos. Devemos construir uma imagem de acordo com o que estamos oferecendo para sermos reconhecidos e ganharmos espaço no "coração" dos nossos clientes. Mas o que isso tem a ver com programas de TV?

Cada programa é um produto, e por isso serve a um propósito de entretenimento distinto... o diferencial desses produtos é o que gera o seu apelo e o que tende a ser evidenciado na sua divulgação. por exemplo:

Abordando disputas violentas pelo trono em ambiente medieval, esse é o tipo de imagem que representa o apelo da série Game of Thrones.

Por outro lado, da mesma HBO que criou Game of Thrones vemos chegar a sétima temporada de True Blood, uma série que ficou famosa por abordar o tema Vampiros de uma forma um pouco diferente... A história se passa nos dias atuais, no sul dos Estados Unidos, e mostra vampiros que se expõem publicamente quando uma bebida sintética (chamada True Blood) lhes permite "viver" sem consumir sangue humano.

Apesar de ter ficado famosa por misturar vampiros, lobisomens e outras criaturas sobrenaturais com pitadas de humor e doses violentas de sexo, a série recebe severas críticas de muitos fãs sobre perda de qualidade e o desvio do padrão inicial. Nesse cenário, como campanha de lançamento da nova temporada, foram lançadas como essa:

Com o título "True to the End", a campanha foca no final da série.

Outras peças da campanha utilizam frases como "dê uma última mordida", "o fim do conto de fadas" e "descanse em paz". O apelo dessa campanha parece ser a promessa do encerramento da série, não utilizando nenhuma das características do produto... apelando apenas para o sentimento de perda e do conforto pelo encerramento da história, uma vez que o produto em si já não parece atrair muito.

Mas na minha opinião, usar um "eu prometo que é a última" como forma de vender a série já é pura "apelação"! ;)

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando