Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Aperte o Reset

por Luiz Mendes | qua, 16/07/2014 - 11:24
Compartilhar:

A humilhação brasileira na Copa dentro de casa causou um clamor nacional. O que antes era pauta de um grupo pequeno tomou proporções elevadas após o fiasco do mundial.

O Futebol brasileiro precisa de uma reformulação? Sim. Ela irá acontecer? Acho muito difícil.

Trocar de treinador, como irá fazer a CBF nos próximos dias, é um dos piores hábitos do futebol nacional. Justamente o técnico da seleção brasileira é que mais tempo fica dirigindo um time no país. Nos clubes, chegassem a incríveis marcas de cinco comandantes diferentes no mesmo ano. 

Seria necessário mudar o topo da pirâmide. Mudar os dirigentes. Não seis por meia dúzia, ou Marin por Del Nero. A forma de escolher o presidente da entidade que gere o futebol nacional precisa ser alterada. Todos os filiados, não apenas clubes e federações teriam que votar. Atletas também precisam ser ouvidos e com direito nas decisões, afinal de contas eles é que fazem a máquina girar.

Que a CBF se preocupe apenas com a seleção brasileira e pense um pouco menos em lucros estratosféricos vindos de todas as partes. Inclusive de amistosos mais que suspeitos e que não acrescentam em nada a preparação de um time visando competições importantes. 

Enquanto aos campeonatos, deixem esses com os clubes. Que sejam organizadas ligas fortes. Nacionais e regionais.

São muitas coisas a serem feitas. Não será na semana seguinte ao desastre que toda uma estrutura ultrapassada mudará apenas com o anúncio de um novo treinador para o Brasil. A única maneira de tudo isso acontecer rapidamente seria começando tudo do zero, apertando o botão para reiniciar.

3 dentro

- Náutico. Conseguiu uma magra vitória dentro de casa, na volta da Série B, contra o Sampaio Corrêia. O time ainda não inspira muita confiança na torcida, mas parece já ter a cara do treinador Sidney Morais.

- Joinville. Para chegar à primeira colocação da Série B, o time catarinense conseguiu um feito difícil. Vencer o bom time do Ceará dentro dos seus domínios. 

- Roberto Dornelas.  O ex-técnico do basquete feminino do Sport está de casa nova. Junto com boa parte do elenco que chegou à final das últimas ligas nacionais, o treinador agora faz parte do América. Com a parceria, o grupo não será desfeito e voltará a participar das principais competições do país.

3 fora

- Santa Cruz. O time não mudou durante a parada da Copa do Mundo enquanto os adversários parecem ter aproveitado melhor o período. A goleada sofrida para o Vasco mostra que os antigos defeitos voltaram piores. A defesa que era lenta, agora se mostra quase parada.

- Centros de treinamento. A Prefeitura do Recife gastou R$ 4 milhões em melhorias no CTs de Sport e Náutico para serem utilizados durante a Copa. Apenas o local alvirrubro foi utilizado pela Costa Rica durante uma hora. Cada minuto do treino da seleção caribenha custou mais de R$ 65 mil ao cofre municipal.

- Carlos Alberto Parreira. A empáfia do ex-coordenador técnico da seleção brasileira parece não ter limites. Para aquele que um dia disse que o Brasil já estava com uma das mãos na taça da Copa do Mundo de 2014, a culpa pelo fracasso do futebol brasileiro é dos clubes.  

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando