Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Desenhos animados e as artes marciais

Diego Rocha, | ter, 22/07/2014 - 11:15
Compartilhar:

Os desenhos animados nos permitem contar histórias interessantes assim como em várias outras mídias (sejam livros, quadrinhos, filmes, etc.) com a vantagem de apresentar cenários, personagens e toda uma construção visual livre de qualquer padrão ou amarra a um custo (relativamente) baixo... afinal a limitação fica na habilidade do artista.

E como histórias são as mais variadas, uma categoria que chama a atenção é aventura, que não ficaria completa sem as cenas de luta, claro! Mas como os quadrinhos são uma mídia associada ao público infantil, sua densidade e profundidade muitas vezes foram reduzidas a níveis básicos. Como no clássico dos anos 80, He-Man. Afinal, eles bem que tentavam, mas a animação não era lá essas coisas...

Mas com o passar do tempo, entretanto, muitas animações foram se sofisticando e juntamente com as técnicas de animação mais primorosas, os conceitos trabalhados, histórias e mesmo as origens das técnicas utilizadas pelos personagens. Um dos primeiros desenhos a trabalhar dessa forma foi Cavaleiros do Zodíaco.

Nesta cena, o mestre do cavaleiro de Dragão lhe transmite uma sabedoria antiga que tem vários nomes em várias partes da cultura oriental. Poderia até mesmo ser considerado um pouco "elevado" para um público infantil e leigo, mas marcou uma geração inteira.

Mas chegando aos anos mais recentes, vemos que alguns desenhos se dedicam à pesquisa ao retratar os fundamentos das artes marciais como estilo de vida e como movimentação em si. E eu não conheço nenhum desenho que faça isso com mais propriedade do que Avatar:

Nesta cena os personagens Aang (protagonista da série) e Zuko (seu antigo nemesis que se tornou seu companheiro de viagens) encontram um novo estilo para praticar a dobra de fogo... uma forma que se adeque aos conceitos e crenças de vida praticadas por eles. Esse já é em si um conceito da prática marcial, que acredita que o treino e os movimentos da luta fazem parte de uma postura de vida, muito mais do que um desenvolvimento puramente físico.

Por falar em Avatar e pesquisas, os criadores da série divulgaram vídeos falando sobre as origens dos movimentos dos personagens, e esses são fielmente representados na animação. Vale muito a pena:

O estilo usado para criar os movimentos dos dobradores de Terra se chama Hun-Gar, que utiliza posturas fortes, bases baixas que te conectam à terra. As pisadas fortes no solo são usadas para criar essa força que será redirecionada aos ataques. Os dobradores de terra pisam a terra para elevar rochas e fazem elas voarem em seus oponentes. Conhecido também como estilo do Tigre e do Grou, representa a força bruta e o controle nos movimentos.

O estilo dos dobradores de Fogo se chama Shaolin do Norte, um estilo forte e agressivo que combina potência acrobática e dinâmica com movimentos de braços e pernas muito poderosos. Os dobradores de Fogo inspiram para que quando expirarem possam fazer o fogo se espalhar em todas as direções. Suas movimentações são de base larga e focam no longo alcance com movimentos ágeis de avanço e recuo. 

O estilo da dobra de Ar se chama Bagua: "a caminhada em círculo". Os movimentos dessa estilo se caracterizam pela sua circularidade, sempre em movimento para não ser pego, enquanto o praticante tenta sempre se colocar nas costas do oponente para não ser encarado. É uma técnica muito evasiva, mantendo a energia em constante rotação, o que gera enorme poder. Os dobradores de Ar podem criar esferas de vento que servem de meio de transporte.

O estilo dos dobradores de Água é o Tai Chi Chuan, um estilo milenar nascido na China que lida menos com força física e mais com postura, controle corporal, respiração e visualização, para fazer a água ganhar "vida" através da movimentação do seu chi (sua energia vital). Dobradores de água podem usá-la como um chicote, elevando-a e disparando-a contra seus oponentes. Além da aplicação marcial, o Tai Chi é uma técnica utilizada para a cura, através da meditação em movimento, da mesma forma como grandes dobradores de água, que são capazes de usar a água para curar e não apenas como arma.

O que eu posso dizer é que existe uma evolução consistente no que diz respeito ao conteúdo trabalhado nos desenhos animados, e isso me alegra muito. Desenhos não são necessariamente para crianças, mas certamente são uma forma de sensibilizar e educar desde cedo para as mais diferentes coisas. Para encerrar deixo o que seria a mais profunda e densa "lição" desse desenho, que seria uma introdução para o conceito dos chakras, ilustrados de forma lúdica e leve.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando