Cibelli Pinheiro

Cibelli Pinheiro

Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Liderança Responsável

Cibelli Pinheiro, | sex, 26/09/2014 - 10:59
Compartilhar:

Ser líder no contexto atual é um grande desafio, principalmente quando se trata de lidar e liderar uma nova geração, as chamadas gerações Y e Z, que são aqueles que estão prontos para questionar, desejam saber o significado do seu trabalho, buscam o real sentido nas suas atividades e se comprometem quando as metas e os resultados são de fato compartilhados. 

A busca pelos resultados tem sido uma constante na vida organizacional, mas a questão fundamental é: Esses resultados são alcançados a preço de quê? Qual é o preço que o funcionário tem que pagar para que a empresa obtenha seus resultados?

Resultados Sustentáveis

Uma liderança dita responsável constrói os seus resultados tendo como base uma relação justa e honesta com seus colaboradores. Sendo assim, tais resultados são considerados sustentáveis.

Para John Wells, a liderança responsável é o equilíbrio entre obter os resultados certos e obter os resultados certos da forma certa. Então, para que possa realmente dar certo é preciso fazer as coisas certas da maneira certa.

O líder, portanto, que busca um desempenho superior e sustentável, além de ter que ser estratégico, ágil e excelente na execução e na gestão, deve conduzir seus liderados a tomarem as melhores decisões, incentivando-os a adotarem comportamentos corretos, como por exemplo o da justiça e honestidade. Pois, um líder responsável é também justo e honesto, é um exemplo e referência para suas equipes, é coerente no seu discurso e prática.

É assim que se começa a construir uma relação de confiança entre líderes e liderados, e consequentemente na própria organização. Você tem sido um líder responsável e confiável?

Design por Confiança

Para o Oscar Montomura, consultor renomado no Brasil, alguns aspectos são relevantes para uma liderança responsável, por exemplo: o foco no bem comum, a integração 360o, a excelência no durável e o design por confiança (capacidade da organização criar condições e sistema apropriado para se estabelecer a confiança no ambiente de trabalho – ler mais sobre isso no trabalho realizado pela Amana Key).

Para que o líder, então, possa obter resultados com e através de suas equipes, é preciso construir os resultados de maneira sustentável, de que forma? Fazendo as coisas certas do jeito certo! Pense nisso!

Nosso Convite

Convido você a (re)assistir ao filme “Fomos Heróis” com Mel Gibson, o comandante Hal Moorde.

O filme traz uma lição de liderança, de como um verdadeiro líder age nos momentos das batalhas, uma liderança responsável é aquela que age com base em seus princípios e valores.

 

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando