Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A Morte nos Quadrinhos

Diego Rocha, | ter, 21/04/2015 - 10:06
Compartilhar:

Lidamos com a morte de várias formas... na verdade para muitas pessoas a morte significa coisas diferentes e daí que cada um lida com esse evento à sua maneira. Fato é que ninguém sabe o que acontecerá... ninguém sabe de fato nem COMO é o processo. Muitos temem a dor e o sofrimento que podem preceder a morte, outros tem medo do que lhes acontecerá depois (de serem confrontados com seus pecados e serem punidos) e muitos temem que a morte seja apenas o fim de tudo.

Independente de como seja, os quadrinhos (que como eu já disse em outros textos desta coluna) são uma das formas atuais dos mitos, acabam por glorificar, exacerbar ou mesmo romantizar a morte na forma como as pessoas lidam com a morte à sua volta (ou o estado do LUTO).

Estudando o luto, teóricos da Psicologia e da Antropologia defendem que as pessoas costumam passar com cinco fases nesse processo... Muitas vezes, e eu digo MUITAS MESMO, os contos dos super-heróis acabam tendo no seu enredo personagens que estavam mortos (ou que se acreditava terem morrido) voltando à vida... Vejamos então como os quadrinhos demonstram cada uma delas:

1) NEGAÇÃO

Vendo a morte de perto tantas vezes, e vendo pessoas que morreram voltarem com tanta frequência, a personagem Siryn reage de modo inusitado frente ao falecimento de seu pai (o também mutante, Banshee). Ela se recusa a lidar com o fato, negando que ele tenha definitivamente partido. Segunda ela ele não estava MESMO morto e voltaria em breve.

Nesse caso, ela acabou tendo razão. Seu pai foi trazido de volta como um dos cavaleiros do Apocalipse (especificamente, um dos quatro cavaleiros da Morte).

2) RAIVA

Uma das reações mais comuns à perda de algo (inclusive de um ente querido) é a explosão, a resposta violenta a uma dor sentida. Um dos personagens que melhor incorpora esse aspecto é o Wolverine. E uma das mais antigas rixas dele é com o seu arqui-inimigo: Dentes de Sabre!

A memória do Wolverine é muito confusa e os roteiristas não ajudam em nada quando fazem mais e mais arcos de histórias sobre seu passado que não explicam nada e confundem mais ainda... ainda bem que eles pararam com isso. Mas uma das memórias mais vívidas do Logan foi de quando Victor Creed matou a Raposa Prateada, e depois disso o que houve entre os dois foi apenas violência...

3) NEGOCIAÇÃO

Em geral, a barganha é uma forma das pessoas tentarem combater a impotência que sentem frente à morte... tentam lidar com o fato, tentando trocar o retorno do ente perdido por algo, sejam oferendas ou sacrifícios... e em geral em vão.

Neste caso específico dos quadrinhos, o personagem Noturno havia morrido e, virtuoso como foi em vida, foi parar no céu. Entretanto, ele se sentia entediado e não conseguia aproveitar o seu repouso eterno de forma plena. Ele trocou o paraíso eterno pela oportunidade de retornar à Terra para uma vida de batalhas e de heroismo.

4) DEPRESSÃO

Um dos muitos casais que não tiveram direito à consumação da sua felicidade foi Sean Cassidy (o Banshee) e Moira MacTaggert. Quando da morte de Moira (e ela não retornou dos mortos), Sean afundou em depressão e reincidiu no alcoolismo. Levou um longo tempo para que ele pudesse superar tamanho sofrimento, mas ele superou, retomou suas atividades como herói, morreu, deprimiu sua filha e voltou da morte também. :)

5) ACEITAÇÃO

Ao ser possuído pela Fênix (uma entidade de poder cósmico e uma das forças da criação universal), cinco X-Men se tornaram seres com poderes de nível extremo e ficaram mentalmente instáveis... e com tamanho poder Ciclope acabou matando o professor Charles Xavier, seu mentor e guia. A compreensão dessa morte e consequentemente da perecibilidade da vida trouxe Ciclope de volta à razão.

E por falar em Fênix, você pode estar se perguntando sobre aquela imagem lá em cima. Trata-se dessa força de poder cósmico que representa no Universo Marvel "o fogo e a vida encarnados" ("I am Fire and Life incarnate! Now and forever - I am PHOENIX!" na citação original).

Esse ser, assim como na mitologia, representa o ressurgimento e a superação da morte. Ela, enquanto entidade imaterial, toma um hospedeiro, e criou um tipo de vínculo pela mutante Jean Grey. Por causa disso, Jean é um dos personagens que mais morre e volta nos quadrinhos. Certamente é a personagem que eu mais vejo morrer e voltar.

E se não bastassem as mortes dela, também houveram as mortes da sua clone, Madelyne Pryor, mas isso é assunto para um outro texto.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando