Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Terror nos Quadrinhos

Diego Rocha, | ter, 12/05/2015 - 11:40
Compartilhar:

Tudo se resume a narrativas... Não existiriam "personagem" se não houvesse uma história na qual ele desempenhassem suas ações. Somos o que somos, em parte, pelo que fazemos, afinal de contas!

Por conta disso temos uma multitude de formas de contar histórias, pois nós as subdividimos pela forma que elas assumem. Histórias que falam das relações afetivas constituem o gênero do romance, histórias engraçadas são chamadas de comédia, e assim muito por diante.

Além do gênero, para se contar uma história é necessária uma mídia: um suporte técnico (ou tecnológico) através do qual permitimos que a nossa história seja absorvida pelo nosso público. Essa mídia pode ser o cinema, um livro... ou podem ser os quadrinhos!

Muitas vezes eu mesmo me esqueço dessa divisão e só penso em quadrinhos como o lar do gênero "ação" ou "aventura" (que é como eu categorizaria as histórias dos super-heróis), esquecendo que como uma mídia ele pode ser usado para qualquer tipo de história!

O cruzamento que me parece mais interessante, nesse momento, seria o contato do gênero TERROR com a mísia QUADRINHOS. Na verdade, as histórias de terror usam muito os elementos da ação, até porque, o que seria do Jason se não fossem as pessoas que correm dele tentando fugir só para depois serem esquartejados do mesmo jeito?

Pedaços de corpos, monstros assustadores, criaturas demoníacas, violência... são alguns dos elementos que caracterizam esse gênero. Então vamos dar uma olhada em alguns elementos do terror apropriados para os quadrinhos:

1) O Monstro do Pântano

Esse monstro, que já foi retratado pelo cinema de horror encarna a ideia do desconhecido sobrenatural que habita os territórios selvagens... como se a própria natureza ganhasse movimento para se vingar da humanidade.

Nos quadrinhos, essa criatura é um heróis que morreu no pântano e foi escolhido como o avatar da uma força elemental da Terra e usa seus poderes de controlar as formas de vida vegetais para proteger o mundo.

 

2) Vampiros

Não me pergunte porque, mas algum roteirista da Marvel achou que seria uma boa ideia colocar o Conde Drácula convivendo no mesmo cenário dos nossos super-heróis. Tipo, a Marvel já teve linhas de quadrinhos de terror (exclusivamente de terror), mas não é essa a questão... para que misturar Vampiros com heróis?

Na minha humilde opinião, são universos que não dialogam tão bem. E não me entenda mal... eu ADORO personagens vampiros e suas histórias e também sou fã incondicional dos X-Men, mas misturar os dois, para mim, foi uma péssima ideia. Na trama acima ilustrada, a personagem Tempestade foi transformada em vampira pelo próprio Drácula... mas depois ela foi trazida de volta. E isso é uma história "oficial" do quadrinho. Numa realidade alternativa ela não retornou e passou o resto da sua "não-vida" como vampira.

Nessa realidade, além dos seus poderes mutantes de controle do clima, ela também tinha poderes vampíricos, como se transformar em névoa e controlar hordas de ratos... Além de viver se alimentando de sangue e ser "sensível" ao sol.

E também ouve uma outra história em que Wolverine (em uma realidade alternativa) se tornou não penas UM vampiro, mas se tornou o SENHOR dos vampiros após matar o Drácula. Ele acabou transformando alguns dos seus companheiros em vampiros também, mas acabou sendo derrotado pelo Justiceiro, que estava sendo ajudado pelo Doutor Estranho (atuando como um mentor desencarnado). Uma típica história de vampiro com um caçador e um pesquisador "Vigia".

3) Zumbis

A premissa é simples, uma criatura que morre e é trazida de volta. O zumbi dá forma ao medo das pessoas do desconhecido... do que pode existir no além vida e o pior: que o descanso não seja eterno. A ideia de que durante a sua putrefação você pode ser trazido de volta e ser jogado nesse mundo para se alimentar da carne dos vivos pode ser muito assustadora.

Zumbis fazem parte do universo do terror em uma das caracterizações mais "plásticas" pelo seu apelo visual impactante e agressivo. Afinal eles não devem mesmo ser bonitos, sendo uma quebra de todo o ciclo natural da vida.

E se você estiver se perguntando, aquela imagem lá em cima é da quadrinização do seriado "Buffy, a Caça-vampiros", um seriado de TV exibido de 1997 a 2003 que contava a história de uma garota (Buffy) que recebera um dom (super-poderes) para caçar vampiros e proteger os inocentes contra as forças do mal.

Quando a série acabou (com o final da sétima temporada) os produtores lançaram uma revista em quadrinhos para que a história pudesse seguir, mesmo que os atores tivessem se afastado do projeto.

Embora Buffy seja uma história de gênero misto, utilizando características do terror juntamente com comédia, ação e romance, o combate às forças do mal são a sua temática base, fazendo dela ainda uma história de terror.

Particularmente, essa ainda é a minha série favorita de todos os tempos!!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando