Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A arte de entreter

Diego Rocha, | qui, 16/07/2015 - 09:48
Compartilhar:

Que as produções cinematográficas hoje são grandiosas não é nenhuma novidade. A tríade que mais vem fazendo sucesso é a junção de quadrinhos, cinema e games onde o conteúdo nasce nos quadrinhos, passa pras telonas onde ganha maior visibilidade e abrange um público maior e depois se torna um jogo, onde o público se apropria e interage com ele.

Mas o que parece ser a sacada crescente é a percepção de que o público precisa ser trazido para dentro do projeto se quisermos que ele "compre"  o produto final. E eu me refiro a comprar no sentido de ir ao cinema, comprar os bonecos, comprar os DVDs e Blu-Rays, comprar o jogo de videogame e até os brindes do Mac Lanche Feliz (ou no caso da Warner seriam as lembrancinhas da Bob's). Mas como se faz isso?

O princípio vem sendo trabalhado nas redes sociais pelo que elas tem de melhor: o compartilhamento. Mas compartilhamento em que sentido? Bom, um filme é, na verdade, um projeto que leva anos para ficar pronto. De sua concepção à sua exibição nas telonas as etapas são diversas e costumavam passar despercebidas. Hoje é possível entreter o seu futuro público dando-lhes sempre algo para absorver e povoar seu imaginário.

Por exemplo: durante os primeiros testes de video com a atriz Gal Gadot no uniforme da Mulher Maravilha. A polêmica girou em torno das cores utilizadas e muitos fãs mais puristas insistiam na preferência pelos tons mais vivos dos quadrinhos.

Essas pequenas polêmicas  mantém o público interessado, não deixa o assunto morrer e muitas vezes pode até se chegar a ser atendida (ou pelo menos mencionada) pelos encarregados pelo projeto, seus diretores, etc.

E por falar nesse filme (Dawn of Justice, anunciado para 2016), seu desenrolar é um bom caso de como produtores e equipe fazem para manter o público cativo. Vejamos três momentos desse andamento:

1) Um ano atrás, na convenção Comic Con de San Diego um painel especial se prestou a apresentar oficialmente os atores que assumiriam os papéis de Superman, Batman e Wonder Woman. Com isso as especulações que circulavam on-line foram trazidas e discutidas para que os fãs se sentissem incluídos!

2) Meses atrás a Warner divulgou esse video oficial com imagens finalizadas. São trechos curtos e servem principalmente para situar os espectadores quanto ao enredo do filme e seu ambiente. A temática da inclusão volta ser utilizada e o público já pode se sentir usufruindo do produto.

3) Mas na última semana o capítulo mais recente dessa novela foi o novo video do filme. Não podemos ainda chamar de trailer, pois ainda falta muito para a finalização do material de divulgação oficial, mas fato é que o furor é grande e o hype é real!!

Não tem fã de quadrinhos que não se atinja com uma coisa dessas, e uma das reações mais imediatas foi a comparação com os filmes lançados pela Marvel.

E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima é parte de um projeto que nunca foi concretizado: um filme da Mulher Maravilha. Alguns diretores foram cotados e confirmados para a produção do filme, várias atrizes foram cotadas e confirmadas para o papel principal (incluindo a Megan Fox), mas o filme nunca foi executado. Fica um caso em que o público teve suas esperanças elevadas mas não foram realizadas (ainda).

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando