Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Viagens no tempo

Diego Rocha, | qua, 22/07/2015 - 11:21
Compartilhar:

Um tema que embala vários filmes de ficção científica e que tem reaparecido nos cinemas atualmente, as viagens no tempo são sempre muito intrigantes. Dependendo do roteirista, várias explicações e várias mecânicas de como conseguir o deslocamento temporal podem ser apresentadas, mas alguns padrões costumam ser mantidos.

Um dos pontos mais recorrentes entre esses padrões é o paradoxo. O paradoxo é uma contradição que resulta da mudança no passado causada por quem veio do futuro. Afinal de contas, quem viaja do futuro para o passado SEMPRE altera o passado... seja propositalmente ou acidentalmente. Paradoxos são situações que impedem a lógica da própria existência, o mais popular sendo "o paradoxo do vovô"... Uma situação em que a pessoa que volta no tempo encontra seus antepassados e mata esse antepassado ou de alguma forma impede as condições para o seu próprio nascimento. Imagine que essa pessoa nasceu em 1981 e no ano de 2015 volta no tempo para o ano de 1975 quando seus pais se conheceram e impede que se conheçam. Se eles não s conhecem, não namoram e ele não nasce. Mas se ele não nasceu ele não pode voltar no tempo. Se ele não voltou no tempo ele não impediu o namoro e assim, ele nasceria normalmente. Se ele nasceu normalmente, o que o impediria de voltar no tempo? Esse looping é o paradoxo e isso poderia fazer a realidade deixar de existir como a conhecemos.

Vamos observar alguns casos recentes e de que forma cada um deles aborda a viagem no tempo:

1) X-Men: Days of Future Past

No filme mais recente da franquia X-Men, Days of Future Past, o método para voltar no tempo foi o poder mutante Kitty Pride (embora nos quadrinhos tenha sido a mutante Rachel Grey). Através do seu poder ela desloca a consciência de Wolverine para que assuma o controle do seu próprio corpo décadas no passado para que ele possa mudar eventos que (eles acreditavam) levaria à situação terrível em que se encontravam. Segundo o filme indica, as alterações deram certo e a história foi reescrita a partir da década de 1970.

2) Efeito Borboleta

Neste filme, que fica no limiar entre a ficção científica e o romance, não há uma explicação clara para a forma como a viagem no tempo funciona, ou mesmo SE É uma viagem no tempo ou algum tipo de poder de alteração da realidade... O fato é que o personagem central se mostra capaz de reviver certos momentos de sua vida, podendo agir de forma diferente. O nome do filme se dá em homenagem à teoria do caos que diz que o bater das asas de uma borboleta pode causar furacões do outro lado do mundo pela forma como altera os acontecimentos. No filme, sempre que um momento de sua vida é revivido no passado as consequências no presente são enormes (algumas para o bem e outras desastrosas). E é um dos filmes mais elegantes que eu já assisti.

3) O Exterminador do Futuro: Gênesis

Neste que é o quinto filme da franquia, a volta no tempo em si não é particularmente abordada (uma grande máquina, muitas luzes, alguns raios de energia e pronto). A ideia de voltar no tempo e alterar o futuro é usada de uma forma um pouco mais criativa, aqui. Se uma volta pode alterar o passado e transformar todos os eventos posteriores, o que aconteceria se uma outra viagem mandasse alguém para um momento ainda mais no passado? Isso quer dizer que a mudança do passado não tão antiga já teria sido alterada.

O filme se dá ao luxo, em uma determinada cena, de lançar a pergunta: "se alteramos o tempo, essas alterações ainda nos afetam ou nos tornamos imunes por sermos agentes sobre o tempo"? Essa simples questão (que se perde porque o filme é primordialmente um filme de ação) poderia ser levada na profundidade e redefinir a teoria dos paradoxos e levar os filmes de viagens no tempo a outro nível. Seria, poderia, teria... mas não foi ainda. Quem sabe em outro filme.

E caso você esteja se perguntando, aquela imagem lá em cima é do filme "De Volta para o Futuro", lançado no ano de 1985, onde o próprio enredo do filme se baseia na viagem no tempo, os esforços de um cientista em atingir esse objetivo, as dificuldades da viagem e as trapalhadas do jovem amigo do cientista para tentar recriar as condições para retornar ao seu tempo. O motivo de não incluir esse filme na listagem é porque simplesmente ele é um clássico... Não parece certo mexer com um clássico, mesmo que seja para elogiá-lo.

Até hoje as referências das datas mostradas nos filmes dessa trilogia são esperados, celebrados e comentados por toda a comunidade nerd.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando