San Francisco elege primeira prefeita negra

London Breed, de 43 anos, venceu com pouco mais de 50% dos votos Mark Leno

| qui, 14/06/2018 - 19:10
Compartilhar:

 

Foto: JUSTIN SULLIVAN London Breed em San Francisco London Breed em San Francisco

San Francisco terá London Breed como primeira prefeita negra, depois de uma apertada eleição nesta liberal cidade californiana, onde a população afro-americana está em declínio.

Breed, de 43 anos, venceu com pouco mais de 50% dos votos Mark Leno, após uma campanha na qual destacou sua modesta educação e prometeu responder à severa crise de moradia vivida na cidade.

"Não importa de onde você venha, não importa o que você decida fazer na vida, você pode fazer o que quiser", disse Breed, que será a única mulher à frente de uma das 15 principais cidades nos Estados Unidos.

Ex-presidente do Conselho de Supervisores de San Francisco, Breed venceu eleições que aconteceram em 5 de junho, mas cujo resultado demorou por conta da estreita diferença.

Seu adversário, Mark Leno, que teria sido o primeiro prefeito de San Francisco abertamente homossexual, reconheceu sua derrota nesta quarta-feira.

"Ela é uma mulher jovem e valiosa. Fará um grande trabalho e lhe desejamos o melhor. Seu sucesso será o sucesso de San Francisco", disse Leno.

O jornal San Francisco Chronicle destacou que sua vitória é especial notável porque o "exagerado custo de vida expulsou da cidade grande parte da classe média negra".

As estatísticas mostram que a população negra nesta cidade é de apenas 5%, e a maior parte vive em moradias públicas, de acordo com o Chronicle.

Dos 41.000 funcionários eleitos nos Estados Unidos, cerca de 2% são mulheres negras.

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando