Opinião Brasil tira dúvidas sobre o ebola

Infectologistas explicam sobre as características da doença

| ter, 26/08/2014 - 08:24
Compartilhar:

O programa Opinião Brasil desta semana fala sobre uma das doenças que mais tem assustado a população mundial nos últimos meses, a febre hemorrágica conhecida como ebola. Provocada por um vírus, essa enfermidade tem provocado centenas de morte em vários países da África. Para falar sobre esse assunto, o apresentador Thiago Graf recebe nos estúdios do Portal LeiaJá os infectologistas Demétrius Montenegro e Luciano Arraes, que tiram dúvidas sobre essa doença.

Segundo Montenegro, a primeira manifestação essa patologia aconteceu no final da década de 70, no continente africano. 

“O primeiro surto foi descrito em 1976 e aconteceu, principalmente, na região do Congo. Esse nome vem do fato de que esse surto inicial ocorreu em um vilarejo próximo a um rio chamado Ebola. Existem cinco sorotipos (micro-organismos causadores de uma mesma doença e que tem diferentes tratamentos) desse vírus, mas o que contamina o humano até então foi encontrado só na África. Inicialmente na região central do Congo e, agora, pela primeira vez eatamos tendo esse surto um surto na costa oeste no continente”, descreve o médico.

Luciano Arraes também alerta para os sintomas da doença, cujo tratamento é difícil devido à precariedade econômica dos países em que o ebola acontece.

“Ele vai gerar uma reação inflamatória como a maioria dos vírus. Então, o organismo vai procurar se defender disso e essa resposta inflamatória é que vai levar as manifestações clínicas, como a febre, além do que chama mais atenção: as manifestações hemorrágicas, que podem se apresentar em até 50% dos casos, dor articular e dor no corpo. O ebola funciona como uma virose, o problema é que é uma doença pouco estudada porque se dá em país pobre, que tem poucos recursos de diagnóstico, de investigação terapêutica”, afirma o infectologista.

Essa semelhança com outras doenças também dificulta o diagnóstico, que pode ser confundido com a malária, outra doença que também ataca a África. Confira o programa completo no vídeo acima.

 

O Opinião Brasil é exibido toda semana aqui, no Portal LeiaJá.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando