Faltando aproximadamente um mês para o inicio da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, a maioria das cidades sede ainda não estão prontas para receber os jogos e as demandas relacionadas a eles. Será que os aeroportos brasileiros estão preparados para receber os estrangeiros que virão para as Olimpíadas e Copa do Mundo?
De acordo com a Infraero, os aeroportos diretamente relacionados às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 receberão ao todo investimentos de R$ 5,6 bilhões. Deste total, entre 2011 e 2014, cerca de R$ 5,2 bilhões foram investidos nos empreendimentos previstos para ampliar a capacidade dos 13 aeroportos sob sua administração que foram considerados estratégicos pelo Governo Federal.
Apesar de tantos investimentos, as obras e promessas do governo federal de reformar e ampliar estruturas de aeroportos do país para a Copa do Mundo de 2014 sofrem com os atrasos e muitos correm o risco de não ficarem prontos até o inicio dos jogos. Ainda de acordo com a própria Infraero, as obras dos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador estarão inacabadas durante a Copa do Mundo de 2014.
Além dessas, o projeto de construção da nova torre de controle do aeroporto de Recife e obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Porto Alegre também foram retirados da lista oficial de obras para o Mundial. O caso se torna ainda mais preocupante quando pensamos na afirmação do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que sempre avisou que uma infraestrutura aeroportuária eficiente é fator indispensável para que a Copa no Brasil dê certo.
No inicio do mês de abril, um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, presumiu que nove dos treze aeroportos que estão sendo reformados para 2014 não ficarão prontos a tempo do evento. O estudo levou em conta o crescimento da economia brasileira e estimou que o movimento de passageiros deve crescer em média 10% ao ano, chegando a 151,8 milhões de pessoas nos treze aeroportos da Copa, durante o ano de 2014.
No entanto, com as reformas, a capacidade dessas unidades chegaria a 148,7 milhões e dez aeroportos estariam em situação crítica, com taxa de ocupação acima de 100%. Além disso, um outro estudo, desta vez realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, mostra que os principais aeroportos brasileiros não têm sinalização adequada em inglês, e os turistas estrangeiros que não entendem a língua portuguesa terão dificuldades de se locomover através dos aeroportos.
O Brasil prometeu ao mundo que estenderia um tapete vermelho aos usuários dos aeroportos. Boa estrutura e capacidade para atender a demanda. Continuamos torcendo para que a Copa do Mundo seja um sucesso, no entanto, uma estrutura provisória não é a situação ideal para isso.
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