Aviões turcos destroem templo histórico na Síria
Templo de Ain Dara ficava na cidade de Afrin e a foi construído a 3 mil anos
por Sérgio Gregório | seg, 29/01/2018 - 15:38
O templo neo-hitita de Ain Dara, localizado na cidade síria de Afrin, foi parcialmente destruído durante um bombardeio aéreo truco. A informação foi divulgada neste domingo (28) por uma ONG e por um arqueólogo. O bombardeio aconteceu no último sábado (27).
A estrutura do templo foi construída durante a era arameia e tinha cerca de 3 mil anos. Segundo a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), o templo não foi danificado intencionalmente, já que o alvo do bombardeio era a cidade de Afrin.
- Pequeno avião cai em parque de trailers na Flórida
- FAB intercepta avião na região da terra indígena Yanomami
- Tarcísio e Nunes cobram posição contra atuação do Hamas
- Queda de avião deixa cinco pessoas mortas em Minas Gerais
- Avião que caiu em MG não era autorizado a fazer taxi aéreo
Leia já também:
De acordo com o ex-diretor geral de antiguidades e museus da Síria, o local onde o templo se encontrava fazia parte de um sítio arqueológico de 50 hectares descoberto em 1982. O local era considerado um dos edifícios arqueológicos mais importantes construídos pelos arameus na Síria e também era conhecido por outros monumentos, como as estatuas dos leões em basalto.
No dia 20 deste mês, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou uma série de operações no norte da Síria como forma de combater a ameaça terrorista de uma milícia do povo curdo, que toma conta da região. Segundo o presidente, as operações militares em Afrin serão seguidas por ataques na cidade de Manbij, na província de Alepo, também no norte da Síria.