Tirando o melhor do pior

Janguiê Diniz, | qua, 03/03/2021 - 11:33
Compartilhar:

É chato falhar. Ninguém gosta. Nossa sociedade se constituiu sobre a premissa de que todos precisamos acertar sempre, ser perfeitos e jamais demonstrar fraqueza. Esta é uma das grandes falhas na formação de nosso pensamento coletivo. Isso porque o erro também pode ser positivo e bastante frutífero. Ocorre que, ao errar, você pode ter dois posicionamentos: o pessimista, de que o erro é uma falha grave, uma vergonha; ou o otimista, enxergando uma oportunidade de aprender e crescer.

Não se engane. O erro, a falha e a perda são presenças constantes na vida de qualquer empreendedor, desde os mais experientes até os mais iniciantes. Não se pode evitar completamente os erros, apesar de ser possível e necessário ter a consciência de evitá-los. Mas é possível aprender com eles. Lembre-se que Thomas Edison falhou mais de dez mil vezes antes de conseguir inventar a lâmpada. Se ele encarou como dez mil derrotas? Não. Ele aprendeu dez mil maneiras diferentes que não deram certo. E é nisso que se deve focar. Erros trazem ensinamentos poderosos. Faz-se, portanto, necessário refletir, estudar e tirar conclusões sobre essas falhas, de modo a elucidar motivos e alternativas para não voltar a cometer tais deslizes novamente.

Também é atribuída a Edison a frase que prega que “muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas não percebem o quão perto estão quando desistem”. O que mostra a importância de não desistir dos objetivos nos primeiros obstáculos. Esse comportamento pessimista é comum a muitas pessoas, por acharem que não vale a pena persistir em um propósito. Pelo contrário, é quando os percalços surgem que se precisa desenvolver a coragem e, principalmente, a resiliência para enfrentar as adversidades. De um tropeço, pode surgir a força de vontade necessária para correr mais, subir mais, desenvolver-se mais.

Muitas vezes, nos deixamos dominar pela negatividade, mas esta é uma prática extremamente nociva. O pensamento negativo é como uma âncora, que arrasta para baixo e prende no lugar, não permitindo a evolução ou mudança de condição. Já o mindset positivo liberta e impulsiona, sendo uma ferramenta essencial para o sucesso.

Quando se erra, sempre se pode aprender. As pedras do caminho acabam se tornando degraus de crescimento. Cabe a cada um saber enxergar essas experiências da melhor forma. Você tem poder sobre sua mente, portanto, direcione-a para a positividade. Assim, verá como terá um desempenho muito melhor em tudo a que se propor. De que lado você está? Eu prefiro sempre olhar o viés positivo de toda situação.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando