Nas quartas-feiras, a coluna Redor da Prosa traz mais intenções do que impressões. Espaço para dicas de leituras e eventos. Nesta semana,pedidas são:
As edições de bolso da Cosac Naify. Conhecida por seu catálogo de livros com design caprichado, verdadeiros fetiches para os amantes dos livros, a editora agora investe no formato pocket. Ideia é publicar títulos que aliem beleza, praticidade e preços mais acessíveis. Os primeiros da coleção Portátil são O africano, de J. M. G. le Clézio,
Como funciona a ficção, de James Wood, e Lero lero, de Cacaso. Projeto que vale conferir.
Edição comemorativa dos Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, que tem Luís Augusto Fischer como responsável pela introdução e notas explicativas. Esse clássico da literatura brasileira, ainda pouco lido fora dos pampas, está completando 100 anos. A publicação é da editora L&PM, e custa R$ 45,00.
“A melhor maneira de aproximar os jovens da literatura não é, portanto, submetê-los a compêndios, a apostilas e a cânones. Mas levá-los, desde os primeiros momentos, a se defrontar com os próprios livros. Não existe outro caminho para a experiência da leitura senão a própria leitura. A literatura é a própria salvação da literatura”. Esta é a opinião do escritor e crítico José Castello, em texto da edição de junho do jornal Rascunho – uma das mais importantes publicações literárias do Brasil. Quem não conhece o projeto, pode visitar o site www.rascunho.com.br.
O pensamento e a obra de Benedito Nunes são os temas de Hermenêutica e crítica, estudo de Jucimara Tarricone, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Ainda não li, mas é de meu completo interesse tudo que diz respeito ao filósofo e crítico paraense, que faleceu ano passado, em 27 de fevereiro – mesmo dia em que perdemos também o escritor Moacir Scliar.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.