Humberto Costa

Humberto Costa

Papo Político

Perfil: Médico, jornalista, ex-ministro da saúde e hoje senador por Pernambuco, Humberto Costa atua como líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado Federal.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Os avanços do SUS dependem de mais recursos para a saúde

Humberto Costa, | sex, 07/10/2011 - 20:03
Compartilhar:

Participei nesta quinta-feira, 6 de outubro, da abertura do 3º Fórum Nacional sobre Políticas de Saúde no Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, quando tive a oportunidade de expressar algumas questões que considero cruciais.

O Brasil precisa ampliar o debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que queremos. E entendo que o país não pode discutir políticas de saúde sem colocar o tema das novas fontes de financiamento na ordem do dia.

É fundamental tratar de novas ferramentas de gestão pública da saúde, mas esse debate não pode se sobrepor ao do financiamento. O Brasil tem um sistema universal abrangente que não se compara a de outro país do mundo, oferecendo desde simples atendimento ambulatorial a um transplante de órgão para todos os seus cidadãos. É também, segundo o Ministério da Saúde, o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema universal. Não há gestor no mundo, por mais qualificado que seja, que consiga fazer render os recursos hoje existentes para a saúde no Brasil.

Tenho batido nesta tecla reiteradamente, pois esse assunto não pode ser deixado de lado caso queiramos modernizar o SUS. E mesmo assim, apesar dos gargalos e problemas de atendimento enfrentados no SUS, o Brasil ainda é referência mundial em algumas políticas públicas de saúde. Somos o sistema que mais transplanta órgãos no planeta e dificilmente vamos encontrar, no mundo, um país com uma política de acesso a medicamentos, inclusive remédios caros e para doenças raras, como no Brasil.

O cobertor é curto. E os desafios são grandes.

Tags:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando