Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Dicas importantes para a compra do material escolar

Djalma Guimarães, | sex, 13/12/2013 - 17:18
Compartilhar:

Depois de um final de ano cheio de promessas, metas, festas e consumo, os primeiros meses do ano chegam com o sabor amargo de contas para pagar, impostos, despesas de material escolar, etc.

Para minimizar tal sabor, nada melhor que um bom planejamento financeiro e alguns cuidados na aquisição do material escolar. Em relação a esta segunda tarefa apresento algumas dicas de economia.

A primeira dica se refere ao tempo da compra. Não sei de onde vem o hábito, mas é fato que o brasileiro costumeiramente deixa coisas importantes para última hora. Na aquisição de material escolar isto representará maiores gastos. Novembro e o início de dezembro são boas épocas para adiantar algumas compras possíveis de material escolar. O recebimento do 13º pode ser utilizado em parte para a aquisição de tais materiais.

Uma boa pesquisa é essencial para qualquer boa compra. A diferença de preços de um mesmo produto em diferentes lojas pode ser da ordem de 96%, a diferença de preço de um produto de diferentes marcas e de qualidade similar pode chegar a mais de 200%. Se o consumidor está sem tempo, uma boa alternativa são os sites de busca na internet que podem fornecer uma ferramenta de comparação de preços.

A reutilização de materiais é também uma boa maneira para economizar. Antes de sair as compras, dar uma olhada no que pode ser reutilizado é uma boa opção. Em relação aos livros didáticos, várias entidades em todo o país promovem a “troca de livros usados”, desta forma, a troca dos livros também deve ser considerada.

O consumidor deve procurar informações nos órgãos de defesa do consumidor de forma a evitar abusos. Muitas instituições de ensino em suas listas de material demandam itens que fazem parte do custo operacional da atividade, que não devem ser solicitados dos consumidores. Logo, antes de comprar compare a lista repassada pela escola com a lista do PROCON por exemplo.

A compra planejada dos itens também é importante, reserve no seu orçamento recursos para aquisição do material, de forma a comprar a vista, como já falado é um bom uso para uma parte do 13º salário. Ao comprar a vista sempre solicite desconto. A compra a prazo não é uma boa opção, pois o cartão de crédito, por exemplo, nos dar uma sensação de poder de compra superior ao que realmente possuímos.

 

Além de todas as vantagens prometidas pelas dicas acima, uma alternativa pedagógica para tal atividade é envolver os filhos na compra do material escolar, fazendo um orçamento com ele, cotando os preços, mostrando o que é possível e o que não é possível, o diálogo e a troca de informação trarão para o consumidor um benefício extra não pecuniário, que é a contribuição para um consumidor consciente no futuro.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando