Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Carinho ou preconceito?

Luiz Mendes, | qua, 20/11/2013 - 10:17
Compartilhar:

Fumaça, Grafite, Negueba, Nêgo Pai, Petróleo, Pantera, Negueti, Negrete, Escurinho, Chôco, Somália. A lista de jogadores de futebol negros que levaram no nome a própria  cor é extensa. Há quem julgue tais nomenclaturas como algo pejorativo e existe quem defenda que isto já faz parte da cultura do esporte.

Se um jovem atleta de pele escura mostra uma maior desenvoltura com a bola no pé já lhe é dada a alcunha de Pelezinho. Mas até onde denominações para jogadores negros podem ser consideradas preconceito? Algumas podem ter alguma conotação de carinho?

Não lembro dos nomes que abrem esse texto terem alguma vez reclamado por serem chamados pelo apelido. Grafite protagonizou um caso de racismo quando foi chamado de macaco pelo argentino Desábato durante uma partida da Libertadores de 2005. Nesse caso a ofensa nada tem a ver com um vulgo.

Em tempos de jogadores de nomes compostos desde as categorias de base, é cada vez mais raro encontrar estas denominações. Talvez no futuro até sumam e deixemos de ter Neguebas e teremos apenas Guilhermes Ferreiras. Quem dera que os problemas de preconceito no futebol fossem apenas por conta dos apelidos.

Para Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia, país com graves problemas de aceitação racial, onde jogadores são recepcionados com bananas e gritos que imitam primatas, um grupo de atletas negros planeja boicotar a competição.

20 de novembro é dia de celebrar grandes atletas negros (Ali, Jordan, Tyson, Silva, Pelé, Bolt) e cada vez mais refletir como pequenos gestos e grandes manifestações ainda trazem um preconceito cultural que ainda demorará um tempo para ter um final.

3 dentro

- Patrick. Lateral,tantas vezes criticado pela torcida, vem sendo um das principais peças do Sport na reta final da Série B.

- Robinho. Agradou nos dois últimos amistosos da seleção brasileira em 2013 e pode ter conseguido vaga na Copa do ano que vem nos instantes finais.

- França. Seleção francesa conseguiu reverter o placar negativo da primeira partida repescagem e garantiu vaga na Copa. Todos os campeões mundiais estarão no Brasil em 2014.

3 fora

- Dênis Marques. Mais uma vez o jogador tem regalias da diretoria coral e foi dispensado do treino para ir à Maceió. Em Alagoras tem quem garanta que ele irá para o CRB em 2014.

- Ingressos no Arruda. A fase é boa e a maior parte da renda do clube vem das arquibancadas, mas colocar ingressos a R$ 70 é muito para o torcedor tricolor.

- Ibrahimovic. Em grande fase no PSG, mas de fora da Copa do Mundo o jogador foi arrogante ao declarar que um mundial sem ele não valeria a pena. Menos.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando