Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Fusão do PSB com PPS forma “super partido”

Edmar Lyra, | sex, 01/05/2015 - 12:14
Compartilhar:

O PSB aprovou na sua executiva nacional anteontem a fusão com o PPS, presidido nacionalmente pelo deputado federal Roberto Freire (SP). Com a “nova” legenda, o partido se torna a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados e ganha maior representatividade no Brasil.

Se ela for efetivada, porque ainda falta o PPS aprovar, bem como ser realizada uma convenção conjunta para confirmar o casamento, o partido terá sete senadores, 45 deputados federais, 92 deputados estaduais, quatro governadores, 588 prefeitos, 5.831 vereadores e 792 mil filiados. 

Hoje com o cenário de 33 partidos políticos ficou cada vez mais difícil ganhar representatividade com uma pulverização de siglas que acabam prejudicando a viabilidade daqueles partidos que possuem uma ideologia definida, como é o caso do PPS e do PSB.

Os presidentes das siglas Carlos Siqueira (PSB) e Roberto Freire (PPS) possuem muitas convergências políticas. O próprio Roberto Freire tinha uma ligação histórica com Miguel Arraes, tendo sido inclusive eleito senador na chapa do ex-governador de Pernambuco em 1994. 

Essa fusão começou a ser articulada pelo então presidente nacional do PSB e candidato da sigla a presidente da República Eduardo Campos. Mesmo com sua morte as ideias prosperaram, bem como as conversas entre as siglas. Este “novo” partido tem uma viabilidade maior de dar certo do que por exemplo a fusão entre PTB e DEM, que deve ser efetivada ainda em 2015, mas os partidos daquela fusão são antagônicos no âmbito da ideologia, já PPS e PSB possuem muitas convergências. 

Petrobras - O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro conseguiu ontem repatriar R$ 87 milhões desviados da Petrobras, que estavam bloqueados na Suíça. A maior parte deste valor é fruto da propina que Pedro Barusco acumulou. Barusco foi gerente na diretoria de exploração e produção até 2003, depois assumiu até 2011 a gerência executiva de engenharia da diretoria de serviços da estatal.

Feriado - De acordo com o ministério do Turismo o estado de Pernambuco deve atrair cerca de 71 mil turistas de hoje até domingo que deverão movimentar cerca de R$ 65 milhões na economia do estado. O secretário de Turismo e Lazer Felipe Carreras comemora bastante este resultado.

STF - O deputado federal Tadeu Alencar (PSB), que tem exercido um excelente mandato em Brasília, defendeu uma mudança no sistema de indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, hoje uma prerrogativa exclusiva do presidente da República. Para Tadeu, é preciso aperfeiçoar a indicação realizando sabatinas efetivas nos aspirantes a ministros do STF e não protocolares como atualmente.

Municípios – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a PEC 56/07 de autoria do ex-deputado Vicentinho (PR/TO) que trata da criação de novos municípios como prerrogativa dos estados e não da União como é atualmente. A criação de municípios terá que passar por plebiscito entre a população diretamente interessada.

RÁPIDAS 

Itaquitinga - A bancada de oposição na Alepe segue querendo visitar as obras do presídio de Itaquitinga. O presídio foi fruto de uma malsucedida Parceria Público-Privada onde o parceiro privado acabou desistindo do projeto, causando enorme prejuízo para o estado.

Camaragibe - A prefeitura de Camaragibe foi a única da Região Metropolitana a apresentar um plano de mobilidade urbana dentro do prazo estabelecido pela legislação. A cidade é governada pelo prefeito Jorge Alexandre (PSDB).

Inocente quer saber - Além de Antonio Figueira, Danilo Cabral também estaria de olho no Senado?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando