Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Paulo Câmara age para não deixar o Pacto Pela Vida perder o rumo

Edmar Lyra, | sex, 08/05/2015 - 08:54
Compartilhar:

Desde que o PSB assumiu o governo de Pernambuco em janeiro de 2007 havia uma preocupação do então governador Eduardo Campos em reduzir o número de homicídios no estado, que também foi uma das promessas da sua exitosa campanha em 2006.

Ao longo dos sete anos e três meses de governo, Eduardo conseguiu através do Pacto Pela Vida reduzir o número de homicídios no estado, tendo atingido a meta de 12% nos anos de 2009 e 2010. Porém, em 2014 o número de homicídios aumentou em 14% colocando em xeque a eficácia do programa.

Nos três primeiros meses de 2015 os homicídios continuaram a subir, reduzindo apenas em abril, mesmo assim Pernambuco já matou mais de 1.000 pessoas nos primeiros quatro meses do ano.

Ciente do cenário complexo que poderia colocar em risco o Pacto Pela Vida e consequentemente o sucesso do seu governo, Paulo Câmara decidiu tratar a segurança pública com a seriedade que o tema exige. Fez reuniões de monitoramento sem os holofotes da imprensa e elaborou um plano para modificar a curva.

Uma das medidas anunciadas ontem pelo governador de Pernambuco foi a realização de concurso público para 1.500 policiais militares, 500 policiais civis, 50 escrivães e 316 cargos para a polícia científica. Além disso também está em curso outro certame para a contratação de 100 delegados.

A outra medida foi o remanejamento de 100 câmeras de segurança que estavam em postes para serem instaladas nas coberturas dos edifícios, aumentando assim o raio de monitoramento do Pacto Pela Vida. À medida não terá nenhum custo adicional para o estado e será realizada na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru e em Petrolina.

Paulo Câmara tem a completa ciência de que não pode ser o governador que aumentou os números de homicídios em Pernambuco, depois de tanto esforço do estado nos últimos sete anos, por isso age com discrição mas com a firmeza necessária que a situação obriga.

600 mil - O Painel do Lyra, programa realizado por este blogueiro em parceria com a TV Guararapes, nas nove edições veiculadas chegou a incrível marca de 600 mil visualizações. Viabilizando uma média de mais de 66 mil visitas por programa. Fica o nosso muito obrigado aos nossos leitores e agora telespectadores.

Olha! Recife - Projeto executado pela Secretaria de Turismo e Lazer da prefeitura do Recife, comandada por Camilo Simões, o Olha! Recife chegou à marca de 10 mil usuários. O projeto consiste, dentre outras ações, passeios de catamarã e ônibus pelos pontos turísticos da cidade.

Camilo Simões - Aos 29 anos de idade, o secretário Camilo Simões tem seu nome lembrado para disputar um mandato de vereador do Recife pelo PSB. Setores do meio político afirmam que se a candidatura for pra valer, Camilo pode ser um dos vereadores mais votados de 2016.

Limite - Após invadirem o Shopping RioMar, os ativistas do Ocupe Estelita perderam o limite do bom senso, chegando a ir até o prédio do prefeito Geraldo Julio protestar contra o projeto Novo Recife. Um novo tiro no pé porque desrespeitaram não só o prefeito, mas sobretudo os vizinhos de Geraldo que nada tinham a ver com a situação.

RÁPIDAS

Trampolim - Faz tempo que o Direitos Urbanos, que discute o movimento Ocupe Estelita, deixou de ser um projeto de discussão da cidade para ser um mero trampolim político e eleitoral. O assessor do deputado Edilson Silva, Leonardo Cisneiros, será candidato a vereador do Recife pelo PSOL no ano que vem.

Santa Cruz - Torcedor do Santa Cruz, o governador Paulo Câmara recebeu a diretoria do campeão pernambucano de 2015 ontem no Palácio do Campo das Princesas. Além de ganhar uma camisa oficial do clube personalizada com seu nome e o número do PSB, o governador também virou sócio do tricolor pernambucano.

Inocente quer saber - O secretário de Administração Milton Coelho continua dando apoio ao Ocupe Estelita? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando