Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Humberto Costa, o "Tonho da Lua" do Senado

Edmar Lyra, | ter, 26/05/2015 - 08:20
Compartilhar:

No começo da década de noventa a Rede Globo fez muito sucesso com a novela Mulheres de Areia, onde uma das personagens era Tonho da Lua, vivido pelo ator Marcos Frota e que marcou época na teledramaturgia brasileira. A personagem consistia em alguém que vivia no mundo da lua, com ideias e atitudes distantes da realidade. Fazendo um paralelo com a política brasileira e o atual cenário político, o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, tem agido de maneira muito parecida com a postura de Tonho da Lua na trama global. Sobretudo quando ele quer defender o indefensável.

Para Humberto, o corte de R$ 70 bilhões no OGU não vai parar o Brasil, e que "diferentemente dos tucanos, o governo não vai arrochar o povo brasileiro". Como não, cara pálida? Se depois do ajuste fiscal será mais difícil ter acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, aos financiamentos imobiliários, aos remédios, dentre outras coisas graças às medidas que o governo que ele defende está tomando.

A prática do governo Dilma Rousseff é completamente diferente do discurso proferido durante a eleição presidencial. Ela disse que a economia do Brasil estava bem, que não iria mexer nos direitos do trabalhador nem que a vaca tossisse e outras promessas ao léu que configuram cada vez mais o estelionato eleitoral a que foi submetido o povo brasileiro, sobretudo aqueles que confiaram no PT e permitiram mais quatro anos ao partido no Palácio do Planalto. 

Foram aqueles que mais precisavam do governo que foram determinantes para o sucesso do PT nas urnas, e são eles hoje os maiores prejudicados com o danoso ajuste fiscal que o governo está executando sem pensar nos que mais precisam. Tonho da Lua, digo, Humberto Costa, deveria sair da tribuna do Senado e andar pelas ruas do Brasil pra saber se quem votou em Dilma está satisfeito com esse arrocho a que está sendo submetido. Resta saber se ele tem coragem. 

Audiência pública - A Alepe realizará hoje uma audiência pública para debater a qualidade dos serviços de telefonia móvel e da internet 3G nos municípios pernambucanos a partir das 16 horas. A audiência é de autoria do deputado Rodrigo Novaes (PSD).

Conferência - No dia 4 de junho, o Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade promove conferência em Petrolina para tratar dos problemas do uso de agrotóxicos na região do Vale do São Francisco. O evento será realizado no auditório do Sest-Senat, localizado na rua Souza Leão, 10, quilômetro 2, em Petrolina. 

Transferido - O ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP), envolvido no escândalo do Mensalão quando foi preso, e agora novamente envolvido no Petrolão será transferido da carceragem da Polícia Federal em Curitiba para o Complexo Médico-Penal em São José dos Pinhais. Além do pernambucano, irão ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e os ex-deputados André Vargas (PT) e Luiz Argôlo (SD). 

Distritão - O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha é adepto do Distritão, onde os eleitos são os políticos mais votados de cada distrito. Com isso acabaria a situação de um candidato com 3 mil votos se eleger e um com 8 mil perder a eleição. Prática que boa parte da população não consegue entender, 

RÁPIDAS 

HSBC - A Receita Federal identificou a existência de 5.551 contas, ativas e inativas de brasileiros no HSBC da Suíça. Das quais 1.702 apresentavam saldo ao final de 2006 de US$ 5,4 bilhões. Agora a Receita está cruzando dados para identificar aqueles que praticaram evasão de divisas. 

Rede - Na expectativa de alcançar o registro junto ao TSE, os integrantes da Rede Sustentabilidade já se deram conta que para as eleições de 2016 será preciso se aliar a partidos já existentes, pois tem encontrado dificuldades para atrair políticos de mandato. 

Inocente quer saber - No intuito de fortalecer a Rede Sustentabilidade, Marina Silva disputará a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando