Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Destino de Marta Suplicy será mesmo o PSB

Edmar Lyra, | sab, 04/07/2015 - 16:51
Compartilhar:

A senadora Marta Suplicy construiu uma história política dentro do Partido dos Trabalhadores, tendo sido dentre alguns cargos, prefeita de São Paulo e ministra do Turismo. Nas eleições de 2012 ensaiou uma candidatura à prefeitura da maior cidade do país, mas acabou perdendo a indicação do partido para Fernando Haddad, afilhado de Lula e atual prefeito de São Paulo.

Passado este episódio, Marta foi se distanciando do PT e teve inúmeros atritos com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-presidente Lula. Até culminar na sua desfiliação do PT após 33 anos no último mês de abril. O PT ensaiou tentar pedir seu mandato na justiça, mas já há decisão que entende que o mandato majoritário é do ocupante do cargo e não do partido, impossibilitando assim que o PT consiga tirar-lhe o mandato de senadora conquistado nas eleições de 2010.

Foram várias as especulações referentes ao futuro político da senadora. Chegaram a cogitar uma ida para o PMDB e até mesmo para o PSDB. Porém, qualquer uma das siglas seria uma mudança abrupta que os eleitores dela poderiam não assimilar corretamente. Então o PSB se tornou o caminho natural para Marta, que pretende disputar a prefeitura de São Paulo em 2016.

Marta esteve no Recife anteontem e ontem e circulou na Fenearte ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho, do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Julio. Também participou do encontro promovido pelo PSB no Hotel Golden Tullip em Boa Viagem. E nele fez duras críticas ao PT e à presidente Dilma Rousseff.

Uma vez candidata a prefeita de São Paulo, Marta pode desbancar Fernando Haddad, que além de não fazer uma gestão satisfatória, poderá pagar caro pelo desgaste que o PT está envolvido. Além disso, Marta é a candidata preferida do governador Geraldo Alckmin, que pretende ser presidente da República e almeja impor uma derrota ao PT na maior cidade do país.

Avaliação - Pesquisas internas apontam que a gestão do prefeito do Recife Geraldo Julio é aprovada por 79% dos recifenses. Quando é avaliada a imagem pessoal do prefeito, esse número de aprovação aumenta significativamente. Num momento de crise econômica que o país enfrenta, serve de alento para o prefeito que buscará a reeleição no ano que vem.

Aluisio Lessa - O deputado Aluisio Lessa pretende mesmo ser candidato a prefeito de Goiana nas eleições do ano que vem. Ele deverá enfrentar o prefeito Fred Gadelha (PTB), que buscará a reeleição. Goiana virou a menina dos olhos dos políticos por causa da fábrica da Jeep que aumentará substancialmente as receitas do município.

Presidente - O vice-governador Raul Henry enfim assumirá a presidência estadual do PMDB. Em 2013 Raul ensaiou ocupar o cargo mas Dorany Sampaio não aceitou abdicar da presidência. Agora ao que parece o caminho está livre pro vice-governador comandar a sigla no estado e definitivamente se tornar o sucessor do deputado Jarbas Vasconcelos.

Bruno Araújo - O deputado federal Bruno Araújo será um dos vice-presidentes do PSDB nacional. Bruno tem grande inserção na cúpula tucana e ocupará o posto por indicação do presidente nacional da sigla senador Aécio Neves. A convenção será amanhã em Brasília.

RÁPIDAS

Michel Temer - Por divergências com o ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante, o vice-presidente Michel Temer decidiu abdicar da incumbência de ser o articulador político do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. A presidente Dilma Rousseff pediu pra Temer reconsiderar, mas ele está irredutível.

Projeto - Candidato a vice-presidente da república em 2014, o ex-deputado Beto Albuquerque defende que o PSB tenha candidato a presidente em 2018. Para ele, Eduardo Campos não poderia ter morrido de graça, ou seja, tinha que deixar um legado para o PSB aventurar o Planalto.

Inocente quer saber - O líder do governo deputado Waldemar Borges terá o aval do Palácio para disputar a prefeitura de Gravatá em 2016?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando