Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Paulo Câmara demonstra autonomia no exercício do cargo de governador

Edmar Lyra, | sab, 01/08/2015 - 10:37
Compartilhar:

Completando sete meses do início do seu governo, o governador Paulo Câmara teve que demonstrar pra muita gente que seria alguém capaz de governar Pernambuco sem ser tutelado por quem quer que fosse. Esse foi um dos motes da campanha de Armando Monteiro no ano passado. Por diversas vezes Armando questionou a capacidade política de Paulo Câmara em exercer um cargo tão importante.

Paulo assumiu o estado numa situação de completo caos pela situação econômica enfrentada por todo o país, e isso naturalmente teve um peso significativo nas ações do seu governo. Mas ao longo dos sete meses o governador tem se mostrado alguém corajoso. Não utilizando de subterfúgios para tomar as medidas necessárias para equacionar a situação financeira do estado. 

Uma das ações foi modificar o calendário do pagamento dos servidores. Não se sabe se o impacto nas contas será positivo ou negativo, mas outro governador poderia ter medo de mexer em vespeiro e acabaria procrastinando esta situação até não aguentar mais. Paulo teve a atitude de modificar o calendário mas também teve a sabedoria de fazer uma compensação financeira ao antecipar metade do décimo terceiro salário dos servidores no mês de julho.

Além disso tem sido um governador que aos finais de semana está sempre cumprindo agendas administrativas nos mais variados lugares do estado, enquanto durante a semana tem ido sistematicamente a Brasília para tentar conseguir recursos e poder tocar o governo. Esta semana teve uma sinalização positiva do ministro da Fazenda Joaquim Levy para contrair empréstimos, já que o estado utiliza menos de 10% da sua receita para pagar juros, tendo consequentemente capacidade de endividamento.

E ontem, numa entrevista na Rádio Jornal afirmou que não precisava de intermediários para chegar aos ministros e solicitar a solução de demandas do estado, numa resposta ácida ao ministro Armando Monteiro. Apesar de parecer um pouco descortês o posicionamento do governador em relação ao ministro, ele falou uma verdade. Paulo foi eleito pelo povo de Pernambuco para lutar pelo estado, e essa prerrogativa ele não pode terceirizar pra ninguém, muito menos para Armando, o seu adversário na eleição passada.

Toritama - O ex-prefeito Flávio Lima em entrevista ao programa Cidade em Foco comandado por Alberes Xavier, afirmou que pesquisas internas apontam a sua liderança numa eventual disputa pela prefeitura no ano que vem. Ele está de saída do PSD para se filiar ao PTB. Nas eleições passadas Flávio apoiou Armando Monteiro para governador e Ricardo Teobaldo para deputado federal.

São José da Coroa Grande - No município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, os pré-candidatos a prefeito já se movimentam visando as eleições do ano que vem. Além da atual prefeita Eliani Baleia (PDT), que busca a reeleição, estão na briga o ex-prefeito José Barbosa (PSD), a vice-prefeita Eliete Veras e o presidente da Câmara Beto do Abreu, ambos do PTB.

Recesso - A Câmara Municipal do Recife e a Assembleia Legislativa de Pernambuco retomam suas atividades nesta segunda-feira, os presidentes Vicente André Gomes e Guilherme Uchoa marcaram as sessões para as 15 horas. A Câmara dos Deputados e o Senado também retomarão suas atividades.

Ettore Labanca - Prestes a assumir a presidência da ARPE, o prefeito de São Lourenço da Mata Ettore Labanca (PSB) entregará amanhã a última obra de sua gestão. Trata-se da escola municipal Rosina Labanca. O evento contará com a presença do governador Paulo Câmara e do futuro prefeito Gino Albanez, atual vice.

RÁPIDAS 

Augusto Coutinho - No intuito de garantir mais um partido para a sua reeleição, o Solidariedade, o prefeito Geraldo Julio criará uma secretaria-executiva para abrigar um aliado do deputado, que é presidente estadual da sigla. 

Articulação - Um dos deputados mais influentes do Congresso Nacional, Silvio Costa (PSC) está articulando o apoio do Palácio do Planalto à candidatura de Silvio Costa Filho (PTB) a prefeito do Recife nas eleições do ano que vem. Com isso, Silvio Costa almeja ampliar o leque de partidos para a candidatura do seu herdeiro político. 

Inocente quer saber - Tony Gel é o preferido do Palácio na disputa pela prefeitura de Caruaru? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando