Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Barrados no baile de Temer

Magno Martins , | sab, 10/12/2016 - 02:30
Compartilhar:

A primeira visita de Michel Temer (PMDB) como presidente a uma cidade do Nordeste foi marcada por queixas e frustração. Prefeitos e vereadores de cidades vizinhas a Surubim, por onde ele começou a viagem, foram barrados e não puderam acompanhar o anúncio do investimento de R$ 53 milhões para o projeto de melhoria, reforço e ampliação do sistema Jucazinho.

O vice-prefeito de Santa Maria do Cambucá (PE), Mário Filho (PMDB), cancelou um compromisso pessoal e remarcou reuniões profissionais para acompanhar o presidente Temer. Mesmo sem convite formal, tentou participar do evento. "Achei que como autoridade de um município poderia assistir à solenidade que interessa a todos os moradores da minha cidade. Queria saber sobre o investimento e para onde ele vai, mas só saberei por terceiros", disse.

Depois de receber o convite por telefone do Ministério das Cidades, Hilário Paulo (PSD), prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, cancelou a reunião para tratar da transição de governo e viajou 120 quilômetros até a Barragem de Jucazinho. Ele, no entanto, não passou da barreira formada por policiais militares e soldados do Exército. "Fui convidado ontem à noite, mas não colocaram o meu nome na lista. Já participei de eventos com Lula e Dilma onde a identificação ao cerimonial era o suficiente para entrar", afirmou.

Meia hora antes do início do evento, era grande a concentração de políticos e assessores na porta da barragem. Em nenhum dos dois acessos disponíveis havia, segundo militares que faziam a segurança, rádios comunicadores para tentar a liberação. Sinal de celular também era inexistente. Houve reclamação também por parte de moradores.

A comerciante Maria Helena Miranda, 32, disse "ficar triste" por nem ela nem sua família, que há mais de 20 anos mantêm um bar na entrada da represa, não serem autorizados a assistir à cerimônia. "Dizem que ele [Michel Temer] veio anunciar que ia consertar a barragem que pode estourar se encher de novo. Seria o mínimo ele falar para nós que moramos aqui o que ele vai fazer”, afirmou.

A COR DO DINHEIRO– Ao lado do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, Temer assinou duas ordens de serviços para obras hídricas na região. Uma delas é para recuperar e modernizar a barragem, com investimento de R$ 12 milhões na primeira fase, que deve durar de 60 a 120 dias. Incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a obra em Jucazinho será executada em duas etapas. Na prática, em meio a uma crise de proporções alarmantes, a liberação dos recursos pegou muita gente de surpresa. “Estamos vendo a cor do dinheiro do Governo Temer”, brincou um dos prefeitos presentes.

Obra garantida– Na passagem pelo Estado, onde esteve também em Floresta para acompanhar as obras da Transposição, o presidente Temer disse que seu sonho em dois anos de Governo é conseguir derrotar as crises hídricas pelas quais costuma passar a região, concluindo a transposição. “Posso dizer, com quase segurança, que o trecho leste da transposição será inaugurado até fevereiro ou março no mais tardar. E o trecho norte no primeiro semestre”, garantiu.

Lula e filho denunciados – O Ministério Público Federal em Brasília informou, ontem, que denunciou à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele Luiz Cláudio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia foi presentada no âmbito da Operação Zelotes. De acordo com o MPF, a denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento do petista e de seu filho, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni – que também foram denunciados - em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro.

Violência contra mulher– Uma pesquisa mostra que aproximadamente três em cada 10 mulheres nordestinas (27,04%) sofreram pelo menos um episódio de violência doméstica ao longo da vida. Em termos de violência física ao longo da vida, Salvador (BA), Natal (RN) e Fortaleza (CE) são as três cidades mais violentas da região, respectivamente. Nesse levantamento, foram entrevistadas dez mil mulheres nos nove estados do Nordeste. Os dados integram o primeiro relatório da pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, divulgado em Fortaleza.

Universidade em Salgueiro– O prefeito eleito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB), tem encontro agendado com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na próxima semana. Em pauta, a possibilidade real de o município ganhar no Governo Temer a primeira universidade do Sertão Central, com cursos em praticamente todas as áreas, com destaque para Medicina. “Isso seria o maior investimento que o Governo poderia fazer na região, porque muitos estudantes de Salgueiro e de cidades próximas têm recorrido às universidades de Petrolina e Juazeiro do Norte (CE) para continuar seus estudos”, afirma Clebel.

CURTAS

FGTES- A autorização do saque de uma parcela do FGTS para que trabalhadores possam quitar empréstimos com bancos está sendo estudado pelo Governo Michel Temer para tentar acelerar a recuperação da economia brasileira. Outra medida é a liberação de recursos que os grandes bancos depositam obrigatoriamente no Banco Central, os depósitos compulsórios, para usá-los no refinanciamento de dívidas de pessoas jurídicas e físicas.

NO SERTÃO– A Compesa iniciou uma operação para identificar e combater as ligações clandestinas e o furto de água ao longo da Adutora de Jatobá, responsável pelo abastecimento do município de Sertânia, no Sertão do Moxotó. A fiscalização começou já percorreu 10 km da adutora, que tem ao todo 36 km de extensão, da Estação Elevatória de Cruzeiro do Nordeste até a cidade de Sertânia. A Compesa também constatou furto de água.

Perguntar não ofende: Temer perdeu o medo de andar pelo País?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando