Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Supremo Tribunal Federal golpeia a Lava-Jato

Edmar Lyra, | qua, 03/05/2017 - 09:23
Compartilhar:

A operação Lava-Jato trouxe inúmeros avanços para a política, pois desnudou um esquema de corrupção jamais visto no Brasil, colocando em xeque a situação de muita gente da política. O movimento da Lava-Jato inexoravelmente teria represálias da classe política, que sempre tramou contra a operação. Porém, o golpe dado ao andamento da ação da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal, partiu de ninguém menos do que o Supremo Tribunal Federal, o guardião da Constituição e da Justiça.

Ontem a segunda turma do Supremo Tribunal Federal composta por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e Celso de Mello, decidiu por três votos a dois pelo habeas corpus do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. A decisão causou revolta não só no Ministério Público Federal como em toda sociedade, pois Dirceu além de ser mentor e executor do Mensalão, também esteve envolvido diretamente nos esquemas do Petrolão.

A sua liberdade pode colocar em risco os rumos das investigações, pois fora da cadeia ele poderá agir contra a operação, destruindo provas e coagindo eventuais testemunhas. Além desse fator imediato, a saída de Dirceu da cadeia joga um balde de água fria na possibilidade de Antonio Palocci de fechar delação premiada.

O acordão que se referiu o senador Romero Jucá numa interceptação telefônica, visando destruir a Lava-Jato, parece que está tomando corpo a cada dia, desta vez com a anuência de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. Se a Suprema Côrte, guardiã da constituição, liberta alguém tão perigoso para as investigações sobre a Lava-Jato, é sinal que o povo brasileiro não tem mais a quem recorrer. Game over para o Brasil, que definitivamente foi desmoralizado em todos os setores da nossa república.

Prazo - O deputado federal Fernando Monteiro (PP) apresentou projeto de lei que autoriza a renegociação das dívidas de crédito rural contratadas até dezembro de 2016, concedendo carência de três anos, independente do valor. Esse tempo, segundo o deputado, é a previsão para o país sair da recessão e os produtores rurais se recuperarem financeiramente.

Concursados - Após reduzir 40% dos cargos comissionados da prefeitura, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) anunciou a nomeação de 944 concursados. Os aprovados começarão a ser nomeados até 21 de maio com os guardas municipais, até 28 de julho ocorrem as nomeações de professores, médicos e outras categorias, já os agentes de trânsito assumem seus postos até 21 de agosto.

Reajuste - O prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB) anunciou que os servidores do município terão um aumento de 7% a partir deste mês. A medida repõe o IPCA que foi de 5,5% e permite um ganho real aos servidores do município. O reajuste, que beneficiará seis mil servidores, só foi possível graças a um rígido ajuste fiscal realizado pela equipe do prefeito, que priorizou o funcionalismo público.

Previdência - O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) afirmou em entrevista à Rádio CBN Recife, não acreditar que a reforma da previdência proposta pelo governo federal vai ser aprovada pelo Congresso. O parlamentar entende que uma reforma é necessária, mas diverge não apenas do texto, mas também da maneira como a reforma foi conduzida.

RÁPIDAS

Aliança - Há rumores na Alepe que PT e PSOL poderão formalizar uma aliança para as eleições estaduais de 2018. Marília Arraes disputaria o governo, enquanto Ivan Moraes poderia ser candidato a senador ou a vice-governador. A meta seria eleger dois deputados federais e três estaduais.

Recursos - Já estão nas contas de 15 prefeituras municipais de Pernambuco os recursos liberados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para investimento em obras de unidades de educação infantil e de ensino fundamental. Ao todo foram R$1.675.526,06 para os municípios do estado.

Inocente quer saber - A sociedade compreenderá a soltura de José Dirceu?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando