Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Armando participa da procissão de São Sebastião, em Machados e volta a aparecer como candidato a governador de Pernambuco

Aldo Vilela, | ter, 30/01/2018 - 10:44
Compartilhar:

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) prestigiou, nesse domingo passado (28), a procissão de São Sebastião, no município de Machados, no Agreste pernambucano. Um dia após participar em Petrolina, no Sertão, do segundo ato do “Pernambuco Quer Mudar”, o petebista acompanhou o cortejo religioso em homenagem ao padroeiro da cidade ao lado da população e de lideranças como os ex-prefeitos Manoel Plácido e Cido (PTB), e do presidente estadual do PTB e deputado, José Humberto Cavalcanti. A festa completa o centenário neste ano e levou uma multidão às ruas, num gesto de devoção e espiritualidade.Armando ressurgiu para tentar colocar o nome na principal lista de candidatos ao governo de Pernambuco. Por algum tempo ele abriu guarda e FBC tomou espaço que ele Armando vinha ocupando. Para Armando, a festa de São Sebastião é um momento de comunhão e de renovação da fé. “É motivo de muita felicidade visitar Machados, sobretudo num momento em que a população comemora o centenário do padroeiro, o São Sebastião. Vim compartilhar e participar desse momento de elevação e de comunhão em que a cidade toda se reverencia ao seu padroeiro”, destacou o petebista. O senador aproveitou a visita para destacar a força e combatividade do ex-prefeito Cido no município.

Ouvindo os populares

Durante a procissão, em conversas com os moradores, Armando pregou que os pernambucanos devem pedir em suas orações mais paz e tranquilidade para o Estado, sobretudo diante dos graves índices de violência, como registrados em 2017, com mais de 5,4 mil homicídios.

Humberto bate forte na oposição em Pernambuco

Não poupou as palavras nesta segunda em meu programa de rádio na CBN Recife FM 105,7. Em longa entrevista de uma hora o petista desceu a lenha na oposição que agora foi criada em bloco para bater em Paulo Câmara.

"São as oligarquias da época dos engenhos, da época da casa grande e senzala", disparou o senador . O petista, entretanto, fez questão de ressaltar que o senador Armando Monteiro Neto (PTB) seria o único ponto fora da curva e que o petebista - antigo aliado - estaria cometendo um equívoco. "É uma direita tão empedernida, atrasada que não aceitou nem Arraes. É a nata do que sustentou a ditadura militar", avaliou Costa.

Criticas

"Os pernambucanos precisam orar e pedir que o Estado tenha mais paz, tranquilidade e esperança para a população. Pernambuco vive um tempo de falta de esperança em função do quadro de violência que se estabeleceu no Estado e também de desemprego. É momento de pedir a Deus que olhe para Pernambuco", afirmou Armando Monteiro.

Igarassu promove encontro sobre diversidade sexual e respeito à identidade Trans

Hoje a Secretaria Executiva da Mulher e Políticas Afirmativas da prefeitura de Igarassu com o Núcleo de Apoio a população LGTB promove uma formação para esclarecer sobre os serviços realizados pela Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) e palestra sobre a diversidade sexual e respeito à identidade trans. O evento acontece a partir das 9h, no Centro de Artes de Igarassu com entrada aberta ao público.

Prefeitura do Recife garante educação inclusiva

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de ensino do Recife registrou um aumento de 27,5% no número de matrículas de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com um salto de 2.661 deles registrados em 2012 contra 3.392 matriculados em 2017.

2018

A partir de janeiro de 2018, a Secretaria de Educação do Recife se une à Secretaria de Educação do Estado e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para alertar a sociedade para o tema através da campanha ‘Escola Inclusiva é Legal’, na qual a principal mensagem é fazer a população conhecer que a prática de cobrança de taxas extras para alunos da educação inclusiva é ilegal.

Divulgando

Para sensibilizar a população para o tema, as entidades irão promover a afixação de cartazes em escolas, além de promover debates e entrevistas sobre o assunto junto aos meios de comunicação, nos quais serão esclarecidas as garantias legais dos estudantes público-alvo da educação inclusiva como o fato de que escolas públicas e privadas não podem negar matrícula a estudantes com deficiência ou cobrar taxas extras para oferta de serviços educacionais aos estudantes público-alvo da educação inclusiva. O descumprimento da Legislação configura crime passível de punição com reclusão de 1 a 4 anos.

Tablets

Em 2016, 500 tablets foram entregues para uso exclusivo dos estudantes da Educação Especial. Os equipamentos vêm com o software Livox, que facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Foram distribuídos 260 equipamentos para estudantes da rede que poderão levar os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais alunos, e outros 240 tablets com Livox foram entregues para as escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.

Comunicação Facilitada para autistas

A Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram oficinas de Comunicação Facilitada voltada para 20 professores do ensino especial e para 20 alunos autistas. Hoje há 406 estudantes autistas na rede, que têm aula nas salas regulares, junto com os demais alunos. No contraturno, desenvolvem trabalhos direcionados com 198 professores do AEE nas salas de recursos multifuncionais.

Transporte escolar inclusivo

A Prefeitura do Recife disponibiliza de serviço de vans e microônibus para reforçar o Transporte Escolar Inclusivo (TEI) oferecido aos alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social.

Salas Regulares Bilíngues

A Secretaria de Educação do Recife tem salas bilíngues para os alunos surdos matriculados na rede municipal de Ensino. Atualmente, 69 estudantes estão matriculados em 19 turmas distribuídas em oito escolas que funcionam como polos. Lá, eles aprendem Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.

Projeto Camaragibe Melhor realiza seminário de resultado

O projeto Camaragibe Melhor realiza, hoje  o seminário final: resultados e lições aprendidas. No evento será apresentada a contribuição da iniciativa, destacando a importância da integração de ações de fortalecimento da sociedade civil e formação profissional e geração de renda de jovens, com atenção particular à questão de gênero.

Evento

O evento ocorrerá, das 9h às 12h, no espaço Art Festa Recepções, localizado em Camaragibe (Rua Teodoro Borges, 65, Timbi). A ação é apoiada pela União Europeia e executada pela Fundação AVSI, em parceria com a AVSI Brasil, a Prefeitura de Camaragibe e o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades.

Presença governamental

Está prevista no seminário a presença do secretário das Cidades, Francisco Papaléo, do diretor-presidente AVSI Brasil, FabrizioPellicelli, do prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, secretário executivo da Secid, Nelson Menezes, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Camaragibe, Paulo Wilton, e da auditora fiscal do Trabalho e presidente do Fórum de Aprendizagem de Pernambuco (FORAP), Simone Brasil.

Programação

Dentro da programação, será apresentada a metodologia de trabalho do Camaragibe Melhor, um debate sobre a importância de investir no fortalecimento de entidades da sociedade civil e formação profissional de jovens, além da geração de renda. Ao final, a experiência de desenvolvimento urbano integrado, resultados e lições aprendidas serão repassados aos presentes. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando