Militantes do transporte público prometem novos protestos
Integrantes do FLTP criticam falta de diálogo com o Grande Recife
por Alexandre Cunha | qua, 28/01/2015 - 18:49
Falta de diálogo. Esta é a queixa da Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) em relação ao Grande Recife Consórcio de Transportes. Após encaminhar uma série de reivindicações em relação ao aumento de passagem e o debate sobre o transporte na Região Metropolitana do Recife, a Frente recebeu, nesta quarta-feira (28), o posicionamento do órgão controlador das linhas de ônibus da capital pernambucana.
- Ministro garante resultado do Sisu 2024 no início da tarde
- MEC adia divulgação do resultado do Sisu para quarta-feira
- Jaboatão: Ônibus fica destruído após pegar fogo na BR-101
- Lula e Tarcísio chegam a acordo sobre túnel Santos-Guarujá
- Resultado da 1ª chamada do Sisu sai nesta terça-feira
Leia já também:
“A reunião durou quase quatro horas, estavam presentes vários diretores do Grande Recife, o presidente Francisco Papaléo. A revogação do aumento de passagem está fora de questão e o Consórcio disse que não tem intenção nenhuma de debater isso. De todos os tópicos, só aceitaram acatar nossa sugestão em realizar campanhas contra o assédio de mulheres nos coletivos”, disse o integrante da FLTP, Túlio de Luna.
Sem retorno do Estado, o movimento pediu uma audiência pública e uma reunião com o governador Paulo Câmara; o Governo deu até o dia 9 de janeiro para dar estabelecer uma data para o possível encontro. Na próxima segunda-feira (2), a Frente de Luta se reunirá em plenária, às 19h, no DCE da Universidade Católica de Pernambuco.
“Lá, antes do encontro do dia 9, não descartamos saímos com datas de novos protestos e manifestações. Já que o governador faltou com o compromisso e não nos atende, vamos até onde ele estiver. Acompanharemos a agenda pública de Paulo Câmara para constranger mesmo, cobrar ações”, disse o advogado Pedro Josephi, uma das lideranças do FLTP. Segundo Josephi, a população pode estar ainda “anestesiada” neste período pré-carnaval, mas que é visível o descontentamento e a revolta em relação ao transporte público.
Protestar também no Carnaval
No domingo de Carnaval, saindo da Praça do Arsenal, o Bloco do Busão vai levar as reivindicações da Frente de Luta pelo Transporte Público aos foliões que estiverem no Bairro do Recife. De forma mais leve e bem-humorada, os militantes prometem fazer um boneco do governador Paulo Câmara dentro de um ônibus lotado. “Mesmo metaforicamente, vamos mostrar a Paulo como é dura a vida do cidadão recifense no transporte público”, disse Josephi.