Engenheiros de Michigan apresentam substitutos de baterias

Pesquisadores afirmam que será possível passar uma semana sem precisar conectar os smartphones a um carregador

Wagner Silva | qua, 14/12/2016 - 16:53
Compartilhar:

 

Engenheiros da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo que armazena energia a partir do movimento humano. Isso significa que, depois de aperfeiçoada, a tecnologia vai permitir que smartphones não necessitem mais de carregadores. Batizado de nano gerador, o dispositivo foi capaz de alimentar uma tela touchscreen de LCD, 20 lâmpadas de LED, e um teclado flexível, simplesmente ao ser pressionado, sem a necessidade de baterias.

O artigo que apresenta a descoberta, foi publicado no diário Nano Energy e os autores afirmam que “estamos no caminho para a criação de dispositivos que funcionarão utilizando apenas energia de movimentos dos humanos”. Um dos destaques do professor de engenharia elétrica e computacional, Nelson Sepúlveda, é a possibilidade de não precisar carregar o smartphone por dias ou semanas, em um futuro próximo.

O dispositivo consiste em várias camadas de silicone sobrepostas, da espessura de uma folha de papel sulfite com nano carregadores que, quando pressionadas, geram energia. O líder e investidor da pesquisa chama a tecnologia de FENG (sigla em inglês para nano gerador eletro metálico biocompatível). Segundo Sepúlveda, o dispositivo é relativamente barato e simples, o que o torna acessível.

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando