Repactuação do governo Paulo Câmara se deu de forma equivocada

Edmar Lyra, | seg, 23/01/2017 - 11:25
Compartilhar:

É público e notório que o governador Paulo Câmara tem dificuldades de ordem administrativa e principalmente política ao longo dos dois anos do seu governo e por isso havia uma forte expectativa de que ele fizesse uma reforma administrativa que trouxesse para o primeiro escalão além de políticos importantes, muitos partidos que fazem parte da sua base de sustentação que contou em 2014 com 21 partidos, se tornando a maior frente política da história de Pernambuco.

Essa expectativa de repactuação do governo acabou frustrando muita gente, pois o governador deu ao PMDB de Raul Henry e Jarbas Vasconcelos postos-chave do governo como a secretaria de Desenvolvimento Econômico, a presidência de Suape, a secretaria de Habitação e ainda há uma forte possibilidade do comando da Copergas que ainda não teve o martelo batido. Com esses três órgãos, o PMDB volta a ter um protagonismo no estado que não era visto desde abril de 2006 quando Jarbas Vasconcelos deixou o Palácio do Campo das Princesas para disputar o Senado.

O movimento do governador, na ótica de aliados em reserva, foi extramemente equivocado pois ele abdicou do poder natural do PSB para concentrar esse espaço a um único partido da frente popular, que pelo menos eleitoralmente ainda segue pouco relevante no estado. Era esperado que partidos como o PP, o PR e o PSD também tivessem seus espaços ampliados na reforma administrativa do governador, fato que não ocorreu e deixou sequelas na base.

Teve politico ameaçando sair do PSB por conta do excessivo poder dado a Jarbas Vasconcelos e Raul Henry no governo, em detrimento de atores importantes da Frente Popular como por exemplo o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Eduardo da Fonte, o secretário Sebastião Oliveira e muitos outros líderes políticos que detêm voto e força política suficientes para contribuir com o governo.

O movimento não foi bem recebido pela base de sustentação do governador Paulo Câmara, que está apenas aguardando o surgimento de um nome forte para enfrentar o PSB para que seja iniciado o processo de revoada da Frente Popular ao longo de 2017. Definitivamente, o governador não leu o jogo corretamente.

Insatisfeito - O prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral ficou insatisfeito por não ter sido consultado sobre o presidente do Porto de Suape, que fica no Cabo. Em reserva, Lula teria afirmado a aliados que esperava uma maior atenção do governador Paulo Câmara para que o martelo fosse batido.

Destino - Apesar de negar que poderia sair do PSB em 2017 e dizer que só discutirá 2018 em 2018, não está descartada a troca de partido por parte de Lula Cabral, seu destino poderia ser o PR do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira. Juntos eles governariam 900 mil pernambucanos e teriam um peso descomunal na correlação de forças em 2018.

Agreste - O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB) realiza uma gestão bastante aprovada pela população do município e por isso ele terá um peso importante nas eleições de 2018 na região, podendo inclusive ser candidato a deputado federal, já que está no exercício do seu segundo mandato de prefeito.

Estrada - O governador Paulo Câmara decidiu colocar o pé na estrada e hoje cumprirá agenda em Petrolina para o lançamento do Chapéu de Palha 2017, assinatura da ordem de serviço para a construção de oito pequenas barragens na região, entrega de quadras do projeto Quadra Viva e migração de quatro escolas estaduais do sistema regular para o integral, e em Afrânio para a inauguração de uma escola e assinatura da ordem de serviço do sistema de abastecimento da Nova Olinda.

RÁPIDAS

Substituto - O nome do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Filho vem ganhando força para ser nomeado pelo presidente Michel Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal em substituição a Teori Zavascki, falecido no acidente aéreo de Paraty na última quinta-feira.

Candidatura - Síndico responsável por um condomínio com mais de mil apartamentos em Piedade, o contador Mike Régis tem sido incentivado por amigos a tentar um mandato de vereador de Jaboatão dos Guararapes em 2020. Ele lida diariamente com cerca de cinco mil moradores e isso poderá ser fundamental para a construção de uma candidatura nas próximas eleições municipais.

Inocente quer saber - Haverá rebelião na Frente Popular após o carnaval?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando