Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Terra da desconfiança

Djalma Guimarães, | sex, 29/11/2013 - 21:09
Compartilhar:

Nas últimas décadas o Brasil passou por uma série de transformações que forneceram a ideia de que enfim o país entrara no rumo do desenvolvimento. Controle da inflação, responsabilidade fiscal, distribuição de renda, acesso ao ensino superior e melhora nos indicadores sociais.

No entanto, apesar deste processo o país ainda é visto com desconfiança no cenário internacional. Os grandes eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos direcionaram os holofotes da imprensa internacional para o país e semanalmente nos deparamos com uma manchete do tipo: “Pesquisador inglês faz alerta em relação ao risco de dengue durante a Copa”, “Forbes chama Black Friday do Brasil de Black Fraud”, “Manobra contábil fere a reputação da Petrobrás”, “Agência ameaça rebaixar nota de Risco do Brasil por piora nas contas públicas”, dentre outros.

O fato é que o “jeitinho brasileiro” na condução dos negócios e na condução da economia corroem uma alicerce que vem sendo construído há décadas. A credibilidade nos pilares fundamentais da política macroeconômica e no ambiente de negócios do Brasil são colocados em xeque.

Motivos não faltam para isto.

Logo, seja no Black Friday ou Black Fraude (a critério de cada um), seja na condução da política econômica sobra jeitinho brasileiro, improviso, e falta de credibilidade.

Desta forma como uma economia pode inspirar confiança se de forma notória o consumidor é explorado, contratos são modificados durante sua vigência e onde os interesses de médio e longo prazo da economia são postos de lado até o pleito de outubro próximo?

 

Resumo da obra terra de incertezas e desconfianças.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando