Djalma Guimarães

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Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

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A insanidade e o endividamento crônico

Djalma Guimarães, | qua, 08/05/2013 - 08:23
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Alguns dados sobre o endividamento do consumidor da capital pernambucana remetem a uma frase atribuída a Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Qual é a relação do endividamento das famílias com tal afirmação?

A ampla maioria de entrevistados 83,8% acredita que conseguirá quitar todas as dívidas. Por sua vez, quando comparamos tal indicador com a realização de um principio básico para o controle das finanças pessoais, o planejamento financeiro, percebe-se que dentre os indivíduos que não fazem planejamento 69,3% acreditam que conseguirão quitar suas dívidas.

Outro exemplo ocorre no uso de um dos principais vetores de endividamento em nossa sociedade, o cartão de crédito, dentre o grupo de consumidores que costuma pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito 39,3% acredita que conseguirá quitar suas dívidas.

Por fim, outro fato interessante ocorre dentre os consumidores inadimplentes com todas as suas obrigações, 17,4% acreditam que conseguirão quitar seus débitos.

As informações acima são indícios de que existe uma pré-disposição por parte do consumidor endividado na direção da quitação de suas dívidas, contudo, os dados parecem apontar que em muitos casos tal disposição parece não passar de um mero desejo. Ou seja, existe uma tendência de que o endividamento se torne “crônico” em uma parcela de consumidores da capital pernambucana.

O consumidor que está no vermelho, precisa fazer exatamente o contrário das práticas apontadas acima, ou seja: fazer e cumprir estritamente um orçamento pessoal; pagar o valor total do cartão de crédito e até limitar o seu uso e iniciar um plano para eliminação gradual das dívidas.

Qualquer atitude diferente desta nada mais é do que loucura, pois: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Logo, somente agindo de forma diferente, o consumidor que está no vermelho poderá respirar melhores ares em dias futuros. 

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